Nessa terça-feira (18), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Mutirão/João Viana realizou uma homenagem às mulheres assistidas pelo equipamento social. A programação começou com um animado momento de aquecimento, trazendo energia e descontração para todas as participantes. A atividade buscou valorizar a saúde e o bem-estar das mulheres, incentivando a prática de cuidados pessoais. Atualmente, mais de 300 famílias são assistidas no local, mas, na homenagem, aproximadamente 100 mulheres participaram diretamente.
“Hoje nós estamos valorizando a história dessas mulheres. São mulheres vulneráveis que precisam. Nós atendemos crianças, primeira infância, idosos, mulheres e as famílias que mais necessitam”, disse Diana Vila Nova, supervisora do Centro de Referência da Assistência Social Mutirão/João Viana.
“Todos os públicos: a primeira infância, de 2 a 6 anos; a segunda infância, de 7 a 17 anos; grupo de idosos; e o grupo de zumba, com 90 mulheres. Nós estamos em um local estratégico para atender a comunidade de maior vulnerabilidade social”, destaca Ana Célia, assistente social.
Em seguida, foi aberto um espaço de diálogo, onde as participantes refletiram e compartilharam experiências sobre a importância da mulher na sociedade. A roda de conversa destacou o papel fundamental das mulheres em suas famílias, no trabalho e na construção de uma comunidade mais justa e solidária. Foi um momento de empoderamento, união e reconhecimento das lutas e conquistas femininas.
“Tem que ter disposição, porque, se a gente se deitar, é pior. Que todas as mulheres sejam positivas e busquem a saúde”, disse Eduarda Nunes, assistida.
“Eu já frequento desde 2017. É muito bom o CRAS, e estou sempre vindo. Eu desejo a todas as mulheres que sejam guerreiras e inteligentes”, frisa Maria da Conceição, assistida.
“Que todas as mulheres sejam felizes, que venham para o CRAS ou o CCI. Eu gosto de estar aqui no dia da dança. É muito importante essa participação das mulheres”, frisa Maria José, assistida.
Para encerrar a manhã de forma acolhedora, foi servido um café da manhã, proporcionando um momento de confraternização entre as mulheres. O encontro reforçou o compromisso do Centro de Referência em apoiar e fortalecer cada uma delas, promovendo ações que valorizam a autoestima e o protagonismo feminino.
“Nós fizemos um cronograma. Estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher e outras datas comemorativas. A gente tenta trazer essas celebrações para o equipamento”, frisa Tatiele Oliveira, coordenadora dos Centros de Referência da Assistência Social Mutirão/João Viana.
“É uma homenagem alusiva ao 8 de março. Durante todo este mês de março, estaremos nos equipamentos da proteção social realizando uma festa, um café da manhã alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A proposta do prefeito Gentil Neto é que possamos reformar todos os equipamentos da Proteção Social. Nossa ideia é que, até o final do ano, consigamos reformar todos os equipamentos para que as pessoas possam atender as famílias com dignidade”, lembra Adriana Raquel, secretária municipal da Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.