O Complexo Hospitalar Gentil Filho promoveu um treinamento para maqueiros e porteiros da unidade, com o objetivo de capacitá-los para situações de primeiros socorros e transporte seguro de pacientes. A capacitação foi realizada no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nessa terça-feira (18). O objetivo é garantir que os pacientes recebam cuidados adequados em situações de emergência e que sua integridade seja preservada durante o transporte dentro do hospital.

Layse Cristina, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, destacou a importância do treinamento. “Resolvemos trazer esse treinamento para toda a equipe, começando pelos maqueiros e porteiros, para que possamos assegurar nosso paciente. É de suma importância que eles estejam cientes sobre a segurança do paciente, o manejo e a forma correta de lidar com esse translado, frisando que toda a segurança do paciente envolve todos os profissionais”, explicou.

A ministrante do curso e enfermeira, Lais Milhomem, ressaltou os temas abordados na capacitação. “Observamos que eles precisavam desse treinamento, tanto em relação ao transporte adequado em cadeiras e macas quanto para orientá-los sobre casos de incidentes em que outros profissionais não estejam presentes. Assim, caso os pacientes não tenham sido trazidos pelo SAMU, eles possam agilizar alguns procedimentos para que, quando o paciente chegue ao médico ou enfermeiro, sua condição tenha sido estabilizada ou os riscos de morte tenham sido reduzidos”, disse.

Rodolfo Rodrigues, coordenador do setor de maqueiros, ressaltou que o treinamento é uma forma de adquirir experiência. “O treinamento é muito bom e importante para todos nós do Complexo Hospitalar Gentil Filho no cuidado com o paciente. Muitos chegam sem conhecimento, e esse treinamento para essa turma nova é essencial para que adquiram mais experiência”, contou.

A iniciativa foi da direção da unidade, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), visando melhorar a qualidade do atendimento e garantir a segurança dos pacientes em todas as fases do cuidado hospitalar.

“Este treinamento é muito eficaz, pois busca ampliar nossos conhecimentos. Nós, como maqueiros, somos os primeiros a lidar com os problemas quando os pacientes chegam à unidade. Estamos aqui para nos qualificar e prestar um serviço melhor para a nossa comunidade de Caxias”, disse João Batista, maqueiro.