Prefeitura de Caxias requalifica e entrega Projeto Dom Luís D’Andrea à comunidade do bairro Mutirão

A comunidade do bairro Mutirão recebeu com alegria a entrega do Projeto Dom Luís D’Andrea, localizado na Avenida Alvorada. O espaço foi totalmente requalificado e está preparado para oferecer uma estrutura de qualidade e acolhedora para atender crianças de 7 a 14 anos. Com capacidade para beneficiar até 160 crianças, o projeto promete ser um ponto de transformação social, promovendo atividades educativas e recreativas que incentivam a socialização e o aprendizado no contraturno escolar.

“O projeto é um espaço inovador, onde nós vamos atender crianças de 7 a 14 anos com várias atividades. O prefeito Gentil Neto é um prefeito inovador, que investe na educação e na proteção social. Aqui vamos ter aulas particulares, judô, musicoterapia, brinquedoteca e o catecismo, que será levado pelo Padre Gotardo”, disse Adriana Raquel, secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

“Uma obra como esta é fácil de construir, a manutenção é o mais difícil, pois o custo diário é extra. Nós buscamos a deputada Daniella e a deputada Amanda Gentil para direcionar recursos. Isso mostra o compromisso que temos com a cidade de Caxias, colaborando com a gestão do prefeito Gentil Neto”, disse Fábio Gentil, líder político.

O projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, e a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, da Diocese de Caxias (MA). Os esforços buscam garantir um futuro melhor para as crianças da comunidade, proporcionando um ambiente seguro e estimulante, onde elas possam desenvolver habilidades e fortalecer valores essenciais para a vida em sociedade.

“Eu gostei muito! Assim que fiquei sabendo, já coloquei logo meus filhos. Espero que outras mães também coloquem seus filhos. É importante porque retira as crianças dos celulares, tira da rua e oferece muitas atividades”, disse Maria Francilene, moradora da comunidade.

“É um projeto importante porque ajuda as crianças a saírem da rua. Vai ter esporte e lazer, pois, em vez de estarem na rua, elas estarão aqui aprendendo e se tornando pessoas melhores”, disse Andréia Gomes, moradora do Mutirão.

“Desde o começo desta obra, minha mãe esteve junto com o Padre Jean, que trouxe essa iniciativa para este local. Hoje, ela deve estar muito feliz. Se estivesse viva, completaria 89 anos. Sei que ela está muito feliz”, disse Maria Aparecida, filha de Maria Lucas, que acompanhou a homenagem feita pelo projeto à mãe dela, nomeando uma das salas.

O novo espaço oferecerá uma variedade de atividades, desde esportes e oficinas culturais até momentos de reforço escolar, como aulas de reforço e atividades complementares, incluindo dança, capoeira, balé, judô e jiu-jitsu, dentre outras. As atividades vão ocupar o tempo livre das crianças e também contribuir para a construção de uma rotina mais saudável e enriquecedora. A proposta é estimular o desenvolvimento integral dos pequenos, abrangendo os aspectos cognitivo, emocional e social.

Durante a entrega do projeto, lideranças locais, representantes da Prefeitura e da Igreja destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da comunidade. O Projeto Dom Luís D’Andrea se firma como um símbolo de esperança e oportunidade, reforçando que, quando o poder público e a sociedade civil se unem, grandes transformações acontecem. A expectativa agora é que o espaço se torne uma referência de inclusão e desenvolvimento para as crianças e famílias do bairro Mutirão.

“A proposta do projeto é acolher nossas crianças mais vulneráveis da comunidade, para que encontrem dignidade e também o acolhimento na dimensão espiritual e catequética. Dom Luís foi um homem marcante na nossa Diocese e na vida de todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Seu legado continua, mesmo não estando entre nós”, disse Padre Gotardo, pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, no Conjunto Cohab.

“Uma justa homenagem a Dom Luís, e parabéns ao Padre Gotardo pela belíssima escolha. Este projeto vai atender 160 crianças e favorecer toda a comunidade. Quero deixar meus parabéns ao prefeito Gentil Neto e à secretária Adriana pelo bom trabalho”, disse Luís Fernando, vereador.

“O nosso prédio tem cinco salas. Vamos ter aulas de dança, capoeira, jiu-jitsu. Temos salas de reforço, uma sala de leitura e esta área externa, onde vamos desenvolver atividades complementares na área do esporte. A homenagem a Dom Luís é muito justa. Ele deixou um grande legado com o Centro São Francisco de Assis, sempre olhando para os mais necessitados”, disse Ana Maria, supervisora do Projeto Dom Luís D’Andrea.