A Operação Cidade Segura segue reforçando a segurança em Caxias por meio de uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Realizada de forma contínua, a operação concentra esforços nos bairros com maiores índices de ações delituosas, com o objetivo de inibir a criminalidade e trazer mais tranquilidade à população. A presença ostensiva das forças de segurança atua como um importante fator preventivo, desestimulando práticas ilegais.
“A Guarda e a Polícia Militar têm esse bom convívio e essa parceria, e estamos sempre à disposição para estar com a Polícia Militar para que a cidade esteja e se sinta mais segura. Iremos fazer algumas abordagens em alguns setores da cidade. Além das rondas preventivas, nós temos informações dos locais mais emergenciais, onde há a necessidade de mais rondas e mais abordagens”, destaca o inspetor Jackson, da Guarda Municipal.
Durante a operação, são realizadas abordagens e revistas estratégicas, com foco na apreensão de armas e drogas, buscando retirar das ruas elementos que colocam em risco a vida e o bem-estar da comunidade. Essas ações fortalecem a sensação de proteção entre os moradores, mostrando que as autoridades estão atentas e atuantes para conter qualquer ameaça à ordem pública.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, via Guarda Municipal e Polícia Militar, demonstra a importância da união entre as forças de segurança para garantir resultados mais eficazes. A Operação Cidade Segura reforça o compromisso das instituições em proteger os caxienses, promovendo um ambiente mais seguro e pacífico em todos os bairros da cidade.
“Nós estamos com a Operação Cidade Segura e vamos fazer barreiras estratégicas em locais da cidade onde há incidência criminal, para que possamos tirar de circulação armas e drogas, além de indivíduos que estão no mundo do crime, principalmente aqueles que têm mandados de prisão em aberto. Esta operação não tem data para término, faremos de manhã, à tarde e à noite, também com o Esquadrão Águia. A estatística feita pela Polícia Militar e pela Polícia Civil nos dá o mapeamento da área, os locais onde há cometimento de crimes, e nesses lugares a gente intensifica as operações da Polícia Militar para que possamos diminuir a incidência criminal e realizar a prisão de meliantes”, frisa Ricardo Almeida, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar.