Blitz educativa marca abertura da Semana da Água e da Árvore em Caxias

Motoristas e motociclistas que trafegavam pela Avenida Central, no bairro Refinaria, na manhã dessa segunda-feira (24), receberam informações sobre o uso consciente da água e a importância do meio ambiente. A ação marcou a abertura da Semana da Água e da Árvore, promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

“O SAAE Caxias está também tomando essa atitude em parceria com a Prefeitura para chamar a atenção da população sobre o uso racional da água. Nós sempre dizemos que o SAAE produz água para duas Caxias, só consegue, vamos dizer, faturar uma Caxias, ou seja, o nosso maior cliente, nosso maior usuário da água produzida, são as perdas. A gente precisa trabalhar nisso. A gente precisa chamar a atenção para diminuir as perdas, o desperdício, seja por meio dos vazamentos ou pelo mau uso e, assim, diminuir o custo da água produzida e poder ampliar e investir mais no sistema para torná-lo ainda mais eficiente. Então, a gente está aqui nessa campanha, nessa semana de conscientização, chamando realmente a atenção, chamando a população”, explica o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Evimar Barbosa.

Estudantes do 6º e 7º ano da Unidade de Ensino John Kennedy também participaram da blitz educativa. Para Marcela Rawena, de 12 anos: “É importante a gente passar informações para a população sobre o desperdício de água, porque tem pessoas que não sabem usar água. Então, a água é muito importante tanto para a saúde como para a higiene”, reforça a estudante.

O vice-prefeito de Caxias, Dr. Eugênio Coutinho, também participou da ação educativa. “Excelente esse movimento e tem que lembrar o seguinte: nós, atualmente, estamos chegando perto do ciclo onde vai faltar água, o desmatamento está acabando com tudo. Então, a gente precisa de água hoje, é preciso realmente plantar, aumentar nossa agricultura, mas é preciso preservar também, não são coisas antagônicas. Eu posso plantar e preservar ao mesmo tempo, e a gente precisa de água, precisa de árvore e também dos nossos mananciais”, enfatizou o vice-prefeito.

Durante a abordagem no sinal de trânsito da Avenida Central, motoristas e motociclistas receberam uma garrafinha de água mineral simbólica para lembrar da importância da água tratada, do consumo consciente e de orientações para a preservação do meio ambiente.

O estudante Jorge Gabriel, da Escola John Kennedy, também orientou quem passou pela Avenida Central. “A gente tem que preservar, a gente tem que consumir água de forma consciente, né? Se você for escovar os dentes, lavar o carro, tomar banho, não desperdice muito, porque, se você desperdiçar muito, a conta de água vai vir muito alta. Então, é bom prevenir isso.”

Com o tema “Dois Pilares para a Sustentabilidade”, a semana será realizada até a próxima sexta-feira (28), por meio de palestras em escolas, visitas à estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, lançamento do programa Guardiões do Meio Ambiente e plantio de mudas de árvores.