Alunos da UIM Jacira Vila Nova participaram de uma palestra do projeto: “Educar para Respeitar: Combatendo a violência contra a mulher”. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Política para as Mulheres tem como objetivo sensibilizar e informar sobre a importância da prevenção e combate à violência contra a mulher.

A assessora especial da pasta, Ana Lívia, ressaltou que o projeto é uma forma de educar para o futuro. “Nós entendemos que a educação conta muita na vida desses adolescentes, que um dia vão ser homens e mulheres adultas, e que ela combate à violência contra a mulher. Esse projeto vai persistir, nossa intenção é levar para todas as escolas. A proposta é falar sobre a forma como a Secretaria trabalha quando acontece a violência contra a mulher, como que essa mulher é atendida, na prática mesmo, como funciona no nosso município quando uma mulher se encontra em situação de violência”, disse.

Durante a palestra, foram abordados os diversos tipos de violência, como a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, com ênfase em como cada uma delas afeta a vida da mulher e suas consequências no longo prazo. Também foram apresentados os serviços e o trabalho de apoio oferecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Política para as Mulheres, que visa proporcionar um suporte integral às mulheres vítimas de violência, desde o acolhimento até a orientação legal e psicológica.

A gestora da unidade, Ana Paula, destacou a importância de debater a violência contra a mulher. “Nós necessitamos desse tipo de palestra, o nosso agradecimento já é porque os nossos alunos enfrentam essas situações dentro de casa. A escola como um espaço social, necessita desse tipo de palestra, de estar levando essas informações para dentro de casa. Nós sabemos que hoje, diante dessas situações, desses tipos de problemas que as mulheres enfrentam, o aluno é esse meio que vai estar ajudando a mulher, a mãe a enfrentar o tipo de violência que ela pode estar sofrendo dentro de casa”, disse.
A aluna, Ana Vitória, falou o que aprendeu na palestra. “Essa é uma ótima pauta para tratar nas escolas e eu aprendi muitas coisas, eu aprendi que a gente tem que denunciar sobre o que acontece, temos que prestar atenção nos atitudes ao nosso redor”, finalizou.



