Prodeter realiza capacitação e aborda sobre recuperação e manejo de pastagem

Nesse sábado (22), o auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Economia Criativa integrantes do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que busca fortalecer a Bovinocultura de Corte e de Leite na região, participaram de mais um momento de capacitação. Na ocasião eles receberam uma palestra, intitulada “Recuperação e Manejo de Pastagem”, ministrada por Clésio Costa, zootecnista, mestre em ciência animal e doutor em zootecnia. O evento contou com a presença de estudantes, agricultores, instituições e órgãos governamentais.

“Nós como Secretaria estamos participando deste evento trazendo para os produtores toda a assistência técnica. E, os produtores que quiserem pedir a assistência estamos a disposição. E, o programa vai estar fomentando o produtor tanto de leite, quanto de corte, equinos, todos os produtores que precisam trabalhar suas pastagens e procurar uma produção maior devem estar adentrando ao programa para receber esse suporte. Hoje temos esta palestra, e estamos aprendendo a conservar melhor as nossas pastagens, da forma mais básicas possíveis, o básico bem feito. É isso que estamos colocando aqui”, frisa Elbert Andrade, técnico da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

O Prodeter conta com a parceria da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, que oferece assistência técnica aos produtores, enquanto os demais órgãos entram com sua participação, seja no oferecimento do crédito, ou na formação, dentre outras colaborações. A palestra abordou práticas sustentáveis para recuperar pastagens degradadas e melhorar a produtividade, destacando a importância da gestão eficiente na pecuária.

“É uma palestra muito importante para todos os criadores. Aqui temos coisas que não vemos no dia a dia, como a variedade de capim, capim para areia, capim para pedra, área fértil, são capins que na época das águas dá 10% a 12% de proteínas, e gado, carne é proteína. Adubação, numa palestra dessa você ver como adubar uma terra, aplicação de herbicidas. E, hoje você tem os drones que fazem todo o serviço de quatro a 10 pessoas. Esses conhecimentos são importantes porque nos ajudam a crescer. Os pequenos produtores têm dificuldade em chegar a agência bancária. Então, é um elo que estamos diminuindo, e com linha de crédito é melhor ainda”, disse Ivanilson Carvalho, produtor.