Profissionais da saúde participam de formação nas ações de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador

Profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de Formação nas ações de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, do Governo do Maranhão. O objetivo foi aprimorar as práticas de vigilância e fiscalização das áreas de saúde.

O evento, realizado no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reuniu representantes de mais de 30 cidades, das Regionais de Saúde de Caxias, Codó, Timon e Pedreiras. O representante da Secretaria de Estado da Saúde, Douglas Carvalho, destacou a importância da ação. “A Secretaria de Estado da Saúde promove o fortalecimento das ações de saúde nos municípios. A gente tem feito nosso papel promovendo oficinas, como a de Planejamento em Gestão das Ações de Vigilância em Saúde, onde se engloba a vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador, saúde ambiental, atenção primária. Nossa população é carente de saúde e é papel do governo levar essa saúde para população, por isso estamos programando várias capacitações”, explica.

Na oportunidade, foi realizado o curso sobre Processo Administrativo Sanitário, além de oficina de Planejamento das Ações de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador. O momento foi de integração entre os profissionais promovendo a troca de experiências e o fortalecimento das políticas de saúde pública.

Michele Pontes, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde Ambiental, falou sobre o ganho que as capacitações trazem para o município. “É muito importante essa capacitação e esse planejamento integrado porque as vigilâncias em saúde trabalham de forma integrada. Hoje a oportunidade é ainda mais rica porque são quatro regionais, a nossa troca é muito rica, as nossas realidades são muitos parecidas em alguns pontos, mas por serem 31 município envolvidos, existem pontos diferentes e por isso a gente aprende muito”, frisou.

O coordenador municipal da Vigilância Sanitário, Herbert Assunção, ressaltou o trabalho integrado. “Esse curso é para que a gente trabalhe de forma integrada, no sentido de se ter o ganho para a população caxiense. A Vigilância Sanitária é um conjunto de ações que visa diminuir uma condição que possa causar dano à saúde da população”, finalizou.