I Festival Municipal de Teatro é aberto na Praça Dom Luís Marelim

No dia em que se comemora o Dia do Teatro, 27 de março, um espetáculo de cultura e arte foi realizado em Caxias para marcar a abertura do I Festival Municipal de Teatro. O município será palco de diversas oficinas, performances, intervenções urbanas e apresentações teatrais durante todos os dias de evento, que segue até o dia 29 de março. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultural e Patrimônio Histórico.

Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março. Foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961. A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962.

Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, destacou a importância do evento para a cultura de Caxias. “A partir da implantação da Escola Municipal de Teatro, apoiado e incentivado pelo Prefeito Gentil Neto, nós viemos com o Festival Municipal de Teatro, onde vamos apoiar vários artistas locais, que fazem parte das artes cênicas. Também com apoio da Lei Federal, Aldir Blanc, que fez esse festival acontecer mais fortemente no nosso município”, disse.

O evento tem como objetivo promover a arte e a cultura, incentivar a produção local, fortalecer o teatro, além de proporcionar experiências culturais a população e apoiar e dar visibilidade a grupos e artistas locais.

O diretor da Escola Municipal de Teatro, André Ribeiro, ressaltou o apoio aos artistas locais. “É grandioso porque está fomentando e difundindo a arte teatral, potencializando o fazer teatral em Caxias, botando todos os artistas em uma verdadeira vitrine, onde estamos podendo mostrar um pouco do nosso trabalho e promovendo o intercâmbio com outras companhias de fora de Caxias”, contou.

O Festival Municipal de Teatro iniciou com oficinas de palhaçaria e improvisação, intervenção artística, além de um cortejo artístico que iniciou na União Artista e seguiu até a Praça Dom Luís Marelim, onde finalizou com a apresentação teatral “Fogo de Palha” e musical com a banda Madame Retrô.

As atrizes Janá Silva e Nanda Sousa apresentaram o espetáculo “Fogo de Palha” e elogiaram o evento. “É a primeira vez do espetáculo em Caxias, foi muito prazeroso apresentar para a plateia e pela importância de ser o primeiro Festival de Teatro de Caxias. A peça não é só comédia, ela tem toda uma história por trás, que faz rir, mas foi uma tragédia, que contamos de forma cômica, além de trazer vários assuntos pertinentes, como a violência contra mulher”, destacou Janá Sousa.

“A arte forma as pessoas, com informações e conhecimento, isso é extremamente importante para a juventude de uma cidade, para evitar que eles façam outras coisas que possam ser errada. A arte envolve esses jovens e traz para esse mundo que é prazeroso, transformador e extremamente importante”, disse Nanda Sousa.

Crislane Bianca é aluna da Escola Municipal de Teatro e participou da abertura do Festival. “Estou achando uma maravilha, é bom ver que muitas pessoas se interessam. Também gostei muito do cortejo. Está sendo uma maravilha”, disse.

“É uma experiência muito legal, é a minha primeira vez tendo essa experiência no teatro. Estou gostando muito de assistir”, finalizou Raissa Lorrane, participante.