Oficina de Palhaçaria é ministrada dentro do I Festival de Teatro de Caxias (MA)

Como parte da programação do I Festival Municipal de Teatro de Caxias (MA), foi realizada uma oficina de Palhaçaria, abordando a arte do riso e sua importância cultural. A palhaçaria é uma expressão artística que combina humor, improvisação e técnicas corporais para criar uma comunicação universal e acessível. Mais do que entreter, essa arte estimula a criatividade, promove inclusão e possibilita reflexões sobre a sociedade de forma leve e envolvente. Muitos jovens buscaram pela oficina.

“É bom, é bastante importante porque é cultura. Para mim é uma coisa nova, eu nunca tinha visto. E, mais na frente, caso eu queira ser um palhaço ou interpretar outro personagem, a gente já sabe o que é”, disse Gustavo Pereira, aluno.

“Eu sempre tive o sonho de ser atriz, e hoje como eu tenho oportunidade, eu estou gostando de fazer. Eu estou participando das aulas de teatro também. Eu sou uma pessoa, que dependendo da coisa, eu tenho muita vergonha, e aqui eu estou perdendo esta vergonha”, disse Crislane Bianchi, aluna.

A oficina integrou as ações do festival, que acontece de 27 a 29 de março em escolas municipais, praças, espaços públicos, na Escola Municipal de Teatro e no auditório do Sesc. Durante a atividade, os participantes exploraram a construção do palhaço, exercícios de expressão e a importância do riso como ferramenta de transformação social. A iniciativa reforça o compromisso do festival em democratizar o acesso à cultura e valorizar a arte teatral em Caxias.

“O intuito dessa oficina é interligado com o que a gente faz no teatro, que é a busca, o resgate ao ser cômico, que as máscaras sociais nos obrigam a esconder. Tudo que a sociedade nos obriga a construir, o menino não pode chorar, a menina não pode gargalhar, e o teatro vai tirando todas as camadas e deixando apenas o nariz que é a menor máscara”, disse Helê Frazão, atriz e palhaça.