Nessa terça-feira (2), o anexo do Centro de Educação Infantil Francileide Leal Moreira, localizado no Conjunto Cohab, na Nova Caxias (MA), realizou uma Roda de Conversa com o tema “Autismo: conhecer para entender, entender para acolher”. A ação, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas autistas, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado.
“Hoje nossa atividade foi voltada especialmente para as famílias, tanto das mães atípicas quanto das não atípicas, para entender as crianças na escola. Nós estamos buscando entender e repassar para as famílias as informações. Eles precisam entender o que acontece com os autistas. Os autistas são muito inteligentes, mas têm dia de regresso, e a gente precisa compreender isso. Nós temos que trabalhar com as famílias as conquistas e lutas”, disse Nira de Sousa, gestora adjunta.
“A gente trabalha no dia a dia e tem um acolhimento especial com eles, e queremos trazer para os pais como fazemos. Nós estamos trazendo para a comunidade que, na parte do ensino, temos que ter paciência e, periodicamente, as crianças têm dificuldades, mas elas são muito inteligentes. E, nós, ao longo dos dias, vamos criando estratégias de como melhorar este aprendizado”, frisa Samuel Vinícius, agente de inclusão.
O evento contou com a participação de professores, pais e mães, que puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências, fortalecendo a rede de apoio às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Nós vemos que existe uma grande quantidade de crianças diagnosticadas com autismo. Hoje, o autismo é classificado como graus de suporte I, II e III, e cada um deles tem características diferentes, por isso que falamos em espectro. Não é um transtorno só, é um espectro com várias características. Quando se fala em escola, é importante falar sobre o Plano de Ensino Individualizado, um planejamento específico para cada criança”, explica José Alberto, psicólogo do Centro de Referência em Atendimento a PCD Maria Luiza.
Além da Roda de Conversa, a escola realizou a entrega de kits com livros didáticos às famílias dos alunos, reforçando o compromisso com a educação e o acesso ao conhecimento. O kit vem com: conhecimentos de linguagem e escrita, matemática, natureza e sociedade, o Guia do Professor.
“Este livro é trabalhado dentro da escola e disponibilizamos para a família. O livro é um suporte por disciplina; temos sobre linguagem e escrita, guia da família e educação e sociedade”, disse Fabiana Borges, apoio pedagógico.
“Esse kit que nós recebemos na escola é um material maravilhoso. E, quando temos a parceria da família com a escola, há um aprendizado maravilhoso. Tem caligrafia, guia da família, matemática, linguagem oral e escrita e natureza e sociedade, para que possa contribuir com a aprendizagem das nossas crianças”, destaca Railsa da Cunha, professora.
“É a primeira vez que meu filho está estudando aqui. É muito importante este kit, para dar um aprendizado melhor, e com este livro vai ser muito bom”, destaca Patrícia Coutinho, mãe.