Formação para gestores escolares aborda os desafios da gestão democrática e participativa

A Coordenação de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA), realizou, nessa quinta-feira (03), mais uma capacitação voltada às gestões de unidades de ensino da Rede Municipal de Educação. Com o tema: ‘Os desafios da liderança na gestão democrática: como agir de forma participativa’, a proposta é destacar a importância da gestão escolar como a liderança necessária para o bom clima dentro das escolas.

“Esse momento é importante, este ciclo de formação, que vai ajudar o gestor a ter uma gestão mais participativa para que a escola tenha melhora no processo de aprendizagem dos alunos, porque a formação é muito importante, pois traz o conhecimento, participação e colaboração”, lembra Rute Costa, representante do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Assunção.

“A gestão democrática é algo que a comunidade precisa. Não é só o gestor, é a comunidade, é um todo. Todos têm que colaborar, o gestor não é o dono da escola, a participação da comunidade escolar é fundamental para o sucesso escolar”, frisa Rejane Coelho, gestora adjunta do Centro de Educação Infantil do povoado Brejinho.

“Trabalhar democraticamente é bem importante, porque buscamos fazer o melhor conectado com a equipe. Como o Centro de Educação Infantil é no campo, todos têm que estar conectados no mesmo objetivo. Nós sempre estamos conversando com os pais, a comunidade e os alunos para estarem juntos”, lembra Ana Lúcia, gestora escolar do Centro de Educação Infantil do povoado Engenho D’Água.

O evento tem como público-alvo gestores escolares, adjuntos e coordenadores pedagógicos da sede e do campo. Durante o evento, que foi conduzido pela coordenadora de gestão escolar, Elisângela Martins, foi destacado que uma gestão escolar que conduz os trabalhos da escola de forma harmônica, capaz de congregar os diferentes públicos, sejam eles: alunos, professores, coordenadores e até mesmo os familiares dos alunos, é capaz de transformar os resultados e garantir o cumprimento de todas as metas.

“Nós, do Núcleo de Formação e Acompanhamento à Gestão, estamos hoje realizando o primeiro encontro de formação, que faz parte de um ciclo de formação que vai acontecer ao longo do ano, onde serão tratadas temáticas valiosas para a prática pedagógica dos nossos gestores. Hoje estamos falando de gestão democrática e os desafios de ser participativo à frente de uma gestão escolar. Porque nós entendemos que as dificuldades que nós, gestores, encontramos podem ser superadas no processo formativo. O clima da escola é de responsabilidade do gestor, e esse clima precisa ser amistoso, favorável”, frisa Elisângela Martins, coordenadora de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.