Colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto participam de programação voltada para os cuidados com a saúde

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nessa segunda-feira (07), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), promoveu uma ação educativa no pátio da sede administrativa da Autarquia. Com o tema “Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho”, a programação reuniu os colaboradores da Autarquia e foi mediada por vários profissionais de saúde.

“Nesse Dia Mundial da Saúde, o SAAE não poderia ficar de fora e está promovendo aqui, nas suas instalações, a qualidade de vida e segurança no trabalho, para que os empregados, trabalhadores, todos nós, possamos contemplar e, nesse período, renovar essa qualidade de vida com responsabilidade. Então, é com muita satisfação que a gente apresenta hoje esse evento para todos os colaboradores, para que a gente realmente possa prestar um serviço de qualidade à nossa população de Caxias”, enfatiza o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Evimar Barbosa.

Abril é o mês dedicado à saúde do trabalhador. E essa proteção começa com o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva. Além da atenção com a saúde, principalmente aos sinais do corpo. “Todo e qualquer tipo de trabalhador deve estar se conscientizando, observando como o seu corpo está dando pequenos sinais, então, muitas das vezes, ele pode estar fazendo pequenas pausas, sentir algo diferente que não é normal da sua rotina, se, de repente, a sua rotina de trabalho está muito exaustiva, vamos procurar ajuda, o Cerest está de portas abertas para atender todo e qualquer tipo de trabalhador, para que a gente possa estar analisando se isso pode ser em decorrência do seu trabalho ou não”, explica a terapeuta ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Dyener Moura.

Durante a atividade, os colaboradores foram orientados pelos profissionais de saúde sobre a prevenção de doenças, como a ida constante ao médico; dicas de como cuidar do corpo e da mente.

“O profissional, em si, tem que entender justamente que o trabalho faz parte da vida dele. Ele tem que saber conciliar tanto a vida dele profissional quanto a vida dele física, em si. Até porque, se a pessoa tiver uma boa qualidade de vida, se a pessoa souber trabalhar muito bem, tiver empatia no seu trabalho, gostar do que faz, ela consegue viver isso tranquilamente. Sem trazer problema nenhum, nem pra casa, nem de casa pro trabalho”, orientou o enfermeiro Pedro Medeiros.

Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto também puderam aproveitar serviços de aferição de pressão, teste rápido e glicemia. Mais uma ação de valorização dos profissionais que trabalham, de domingo a domingo, pelo saneamento de Caxias.

“Esse é um momento importante porque mostra que a empresa está interessada na saúde do trabalhador, está interessada em evitar acidentes e é um momento que a gente tem que parar para alertar também, um meio de alerta pra cada um, tanto na parte física, mental, na parte que envolve o cotidiano do trabalhador, né? Eu acho que todas as empresas deveriam fazer isso para que evitassem ao máximo acidentes na empresa. A gente sempre tem um bom trabalho, uma boa convivência, um bom relacionamento como funcionário. Eu acho que, quando o funcionário se sente bem, tanto fisicamente quanto mentalmente, ele trabalha bem. Aqui no SAAE a gente sempre é bem acolhido e sempre tem o apoio da direção da empresa. O trabalhador, quando está se sentindo bem, ele produz mais para que o serviço seja bem feito, para atender bem os clientes da empresa”, considera o bombeiro encanador do Serviço Autônomo de Água, Domingos Pereira.