Depois da visita do secretário estadual do Trabalho do Maranhão, Luís Henrique Lula, à Prefeitura de Caxias, no último dia 3 de abril, com o Prefeito Gentil Neto e secretários municipais do Trabalho e de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal, esta semana foi a vez de ocorrer o processo inverso. A gestão municipal enviou representantes para uma reunião que ocorreu na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão para tratar sobre projetos importantes na área do trabalho e meio ambiente.

A Prefeitura de Caxias esteve representada pela Secretária Municipal do Trabalho, Labibe Simão, e por um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal, o coordenador de Meio Ambiente, Erick Lima e Heliton José, secretário adjunto de Meio Ambiente. Na ocasião, eles conheceram mais sobre o projeto de construção do Centro de Reciclagem de Caxias, que beneficiará trabalhadores e associações locais, promovendo sustentabilidade e inclusão social.
Outro tema tratado foi a reabertura do núcleo do Sistema Nacional de Emprego (SINE), em Caxias, que contribuirá para a qualificação profissional e a geração de novas oportunidades. A proposta é ampliar a formalização do trabalho e a valorização salarial, fortalecendo a economia local e melhorando a vida dos caxienses.

“Tivemos uma pauta bem produtiva, onde uma das pautas foi a construção de um centro de triagem. Agora no mês de maio uma equipe da SETRES e Secretaria do Meio Ambiente do Estado vem a Caxias para olhar algumas opções de terremos para ver se estão adequados aos padrões. Além disso debatemos a instalação do SINE e sobre o Programa Trabalho Jovem”, destaca Labibe Simão, secretária municipal do Trabalho.
No último dia 3 de abril, quando veio a Caxias, o Secretário Luís Henrique Lula, destacou que o Centro de Reciclagem será construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, pleiteado do Governo do Estado. “Este trabalho é fruto do PAC, projetos que o Governo conseguiu emplacar. E Caxias é uma das cidades mais importantes no trato com resíduos sólidos.O projeto do Centro de Reciclagem tem uma área de 1.000 m², com equipamentos, energia solar, carro elétrico, para que os trabalhadores trabalhem com sustentabilidade”, frisa Luís Henrique Lula, secretário estadual do Trabalho.

Já sobre o Sistema Nacional de Emprego, o secretário lembrou que o local servirá para a promoção de qualificação profissional, empreendedorismo, além de espaço de empregabilidade. “Tratamos também sobre a reinstalação do SINE. Caxias, com o porte que tem, não pode ficar de fora dos programas de empregabilidade que o Estado tem desenvolvido, pois somos um dos melhores PIBs do Nordeste. Nós queremos organizar esta política em Caxias. Precisamos trazer para Caxias cursos de qualificação profissional, empreendedorismo, espaço na empregabilidade, para que Caxias dispute o emprego mais remunerado. Caxias é uma cidade muito importante e todas as secretarias vão apresentar as políticas afins, para que os gestores possam escolher as que melhor se adequem ao município. Aqui nós encontramos total disposição do prefeito Gentil Neto para que as políticas sejam implementadas na cidade. Onde o SINE é instalado, o emprego formal se desenvolve”, destaca Luís Henrique Lula, secretário estadual do Trabalho.
