Técnicos da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, a exemplo de psicólogos e assistentes sociais, participaram de uma capacitação em Registro Mensal de Atendimentos (RMA), que é um sistema onde são registradas mensalmente as informações relativas aos serviços ofertados e ao volume de atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O psicólogo Luís Ricardo conduziu os trabalhos, no Memorial da Balaiada, nessa quinta-feira (10).
“Cada técnico, ao final do mês, vai preencher um instrumental, o Registro Mensal de Atendimentos. Tudo que acontece — palestras, oficinas, visitas domiciliares — a gente traduz isso de forma numérica. É um instrumental de grande importância, porque podemos desenhar muito melhor as políticas públicas do município. Esses números trazem a cidade de Caxias, tudo que está acontecendo nos Centros de Referência da Assistência Social”, lembra Luís Ricardo, psicólogo.
O objetivo é uniformizar essas informações, a fim de proporcionar dados qualificados que contribuam para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o registro de forma adequada, é possível mapear tanto a oferta dos serviços quanto o volume de atendimento. As informações são fundamentais para o planejamento e a tomada de decisões no campo das políticas públicas de Assistência Social.
“Estes dados são inseridos mensalmente, é uma forma de acompanhar se os trabalhos estão sendo realizados. Todo mês tem que ser feito o registro de quantas famílias foram atendidas e o tipo de atendimento. Depois que é feito o preenchimento físico, ele é feito eletronicamente para demonstrar que o serviço está sendo efetivado”, lembra Iana Cristina, assistente social.
“Esses números ajudam a demonstrar que o nosso trabalho está sendo efetivado, mostrando que aquela política abrange um grande número de famílias. O objetivo do SUAS é atingir as famílias com vulnerabilidade social. No Centro de Referência da Assistência Social, a gente protege os vínculos sociais”, destaca Taynanda Rocha, psicóloga.
“Esta capacitação serve para que eles possam receber melhor o público e alimentar o sistema do SUAS, porque todo atendimento deve ser repassado para o sistema”, disse Cyntia Lucena, secretária adjunta da Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.