A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres ofertou aos seus colaboradores um curso de oratória. A capacitação teve como foco o aprimoramento da comunicação no atendimento ao público, visando garantir mais qualidade, empatia e eficácia no serviço prestado. O curso foi realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reunindo servidores de diferentes setores. A iniciativa faz parte das ações de valorização e qualificação contínua da equipe.
“As pessoas, quando nos procuram, nos procuram porque precisam de uma informação segura, que possa encaminhar. E, estamos aqui para que possamos capacitar nossa equipe em oratória. Vamos aprender a falar em algum lugar, mas também a nos dirigir ao público que se dirige à nossa secretaria, como orientar e como encaminhar. Temos que entender que estamos lidando com pessoas que precisam dos serviços da gestão pública”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
“Este curso vem capacitar nossos colaboradores no sentido de tratar melhor o nosso público que chega à nossa secretaria, são diversos públicos, dentre eles pessoas vulneráveis. O nosso objetivo maior é tratar, porque nós fazemos palestras, rodas de conversa, informar as pessoas, como chegar às pessoas e como repassar estas informações”, destaca Maciane Pereira, coordenação de formação, qualificação profissional e empreendedorismo.
Ao fortalecer a comunicação interpessoal, a formação buscou desenvolver habilidades essenciais para que os profissionais se expressem com mais clareza, segurança e acolhimento. Técnicas de fala, escuta ativa e postura foram alguns dos pontos trabalhados ao longo do curso. Com isso, espera-se que os atendimentos se tornem mais humanizados e resolutivos, refletindo diretamente na melhoria dos serviços públicos oferecidos à população. A Secretaria reafirma, assim, seu compromisso com a excelência no cuidado com os direitos humanos e com as mulheres.
“Este curso ajuda a aprender a falar de forma correta e nos comunicarmos direto com o público. Este curso vem nos capacitar para saber acolher as pessoas com as palavras. E, com esta capacitação, nos prepara para saber lidar com o público”, frisa Brendo Oliveira, coordenador de políticas LGBTQIAPN+.
“A secretaria sempre procura capacitar os profissionais para lidar com o público. Eu já tive a oportunidade de passar por um curso de oratória em outros momentos, mas conhecimento é sempre bem-vindo, e eu vejo como um crescimento pessoal e profissional, já que uma boa comunicação é sempre útil em qualquer lugar”, ressalta Aline Raynara, supervisora de programas institucionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
“Estamos trabalhando a parte teórica e prática. O objetivo é melhorar a comunicação entre eles, e deles com o usuário do serviço público, que é o cidadão. Essa comunicação, que tem o objetivo de alcançar a prestação do serviço, tem o objetivo de fazer com que eles tenham uma comunicação assertiva, direta com o cidadão”, lembra Frank Aguiar, ministrante do curso.