Criadores já podem se inscrever no Programa Mais Pecuária Brasil para melhoramento do rebanho de forma gratuita

A reunião com os produtores de bovinocultura de corte e de leite foi realizada nessa sexta-feira (25) no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Empreendedorismo e Economia Criativa. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa Mais Pecuária Brasil, que oferece inseminação artificial gratuita para o melhoramento genético do rebanho. Durante a reunião, foram explicados os benefícios do programa, os critérios de participação e o processo de cadastramento dos produtores interessados.

“É um programa criado pela Conafer e alta genética que beneficia pequenos produtores, mas também não excluímos os médios e grandes produtores. O programa beneficia os produtores com inseminação artificial sem custo. Então, o produtor vai receber o insumo, acompanhamento do médico veterinário e a realização da inseminação com o sêmen gratuito”, frisa Elbert Andrade, técnico da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

A Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, destaca que o programa visa melhorar a qualidade dos rebanhos e aumentar a renda dos produtores. O sêmen utilizado será doado por uma multinacional, e a inseminação será realizada com acompanhamento veterinário. Este primeiro encontro foi fundamental para repassar as diretrizes do programa e iniciar a organização dos cadastros, que serão enviados para a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais Familiares (CONAFER).

“É bom porque é uma dica melhor pra gente para desenvolver. Quero buscar melhorar o rebanho. O meu é o gado de corte e queremos aumentar”, disse Francisco dos Santos, criador do 1º distrito.

“O maior impacto vai ser na produção de bovinos. Imagina que o produtor vai ter a possibilidade de inseminar todas as suas vacas. Então, o produtor que tiver 10 vacas, vai gerar 10 bezerros, então vai ter o aumento na produção de bovinos, com qualidade genética. Muitos produtores têm gado sem raça definida, e nós vamos colocar um sêmen com raça definida, seja um nelore, seja um girolando, para aumentar ainda mais o rebanho”, frisa Elbert Andrade, técnico da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.


Os criadores de bovinocultura de corte e de leite que estiverem interessados em participar do programa, devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, na Avenida Volta Redonda, 1600 – Volta Redonda, no horário das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, para conversar com os técnicos da Secretaria que estão responsáveis pelo programa.