A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia realizou capacitação de mais de 100 professores da educação infantil para fortalecer práticas de Leitura e Escrita em sala de aula. A formação é parte do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca promover o desenvolvimento da linguagem, com foco em leitura, escrita e oralidade, desde a pré-escola. Os encontros de formação continuada foram planejados para enriquecer o repertório dos docentes, garantindo uma educação mais significativa para as crianças. As capacitações foram realizadas nas escolas Antônio Rodrigues Bayma e Leôncio Alves, nesta sexta-feira (25).

“O curso Leitura e Escrita da educação infantil que agora está se estruturando como PróLEEI, que é o Programa de Leitura e Escrita na educação infantil, tem por objetivo capacitar professores da educação infantil, que fazem parte da pré-escola para que eles possam garantir o direito a cultura do escrito desde e a educação básica, porque é um direito delas terem acesso desde cedo”, frisa Júlia Fenonília, professora.
“O programa é um pacto pelo desenvolvimento da oralidade e desenvolvimento da educação infantil para crianças para alunos, e visa fortalecer as ações que são executadas dentro da escola, e fortalecer o desenvolvimento infantil. É em parceria com instituições federais. O foco é a formação de professores para que possamos ter mais resultado na oralidade, leitura e escrita”, destaca Lila Léa, integrante da coordenação de educação infantil.

Durante a capacitação, os professores participaram de atividades teóricas e práticas que abordaram estratégias inovadoras para o ensino da linguagem na educação infantil. O objetivo é fortalecer o planejamento pedagógico e a implementação de práticas que estimulem o interesse e a capacidade de comunicação das crianças.

“Essa formação vem se ampliando para fomentar o professor a ler desde a educação básica. A leitura faz você andar por mundos imaginários. E, nós temos que saber como levar ao nosso aluno esta leitura, onde eles vão se elevar no ensino-aprendizagem. Com isso, a gente vai ter alunos melhores, mais evoluídos, alunos em que o processo de ensino-aprendizagem melhor. Esta é uma formação maravilhosa, e nós só temos a ganhar”, disse Maria Teresa, professora.
O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil já alcançou 26 unidades federativas e 3.792 municípios, abrangendo cerca de 68% do total. O programa mostra que a leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem e para a alfabetização das crianças. E, que a prática da leitura estimula a concentração, memória, raciocínio e compreensão, além de estimular a linguagem oral e a criatividade.




