A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Vila Paraíso realizou a 4ª Edição do Sopão Solidário, que tem como objetivo acolher e estreitar os laços com a comunidade local. A agente comunitária de saúde, Jane Keyla, falou sobre a organização do momento de acolhimento.

“A gente teve essa ideia como uma maneira para acolher mais a nossa comunidade da Vila Paraíso, para estarem mais presente dentro da nossa UBS. Estamos na quarta edição e a gente recolhe os alimentos que são doados, porém a maior parte do Sopão somos nós, da equipe da UBS da Vila Paraíso, que ajudam. Todo mundo se uniu, deu as mãos e está ai o nosso Sopão, e a comunidade cada dia mais presente”, destaca Jane Keyla, agente comunitária de saúde.

A ação reuniu famílias da comunidade, que participaram de uma roda de conversa para conhecer melhor os serviços oferecidos pela unidade, além de um momento com uma ministra da palavra. Suede Oliveira, enfermeira da Unidade Básica de Saúde, destacou os objetivos da ação. “Além de compartilhar algo para ajudar a comunidade, aproveito esse momento para estar repassando todo aquele atendimento que são oferecidos na unidade. Percebo que melhorou muito, as pessoas não tinham conhecimento sobre os profissionais que aqui trabalhavam e, diante dessa sopa solidária, a gente une toda a comunidade e repassamos esses conhecimentos e eles se tornam conhecedor, melhora muito mais a forma de trabalho da UBS”, disse.

Para os moradores, a ação representou mais do que um gesto de solidariedade, mas um momento de encontro e fortalecimento dos vínculos comunitários. “É um momento ímpar, muito importante para o nosso bairro e para aquelas pessoas que não têm o que comer nesse exato momento e UBS está dando a oportunidade para essas pessoas e até para quem tem também condições de comprar seu alimento, pois eles não escolhem. Com a Palavra de Deus fortalece mais ainda com aquilo que a pessoa está pensando, às vezes ele vem para cá no objetivo de pegar só o alimento, para alimentar o corpo e de repente vai alimentar o espírito também”, frisou a moradora Rosimeire dos Santos.
“Eu achei ótima a ideia, tem que ter mais ações assim, pois é muito boa. Eu conheço os serviços da unidade, o pessoal é ótimo e eu gosto muito”, finalizou Maria do Espírito Santo, morador.



