Escola desenvolve projeto ‘Cultivando e Semeando Valores’ e ensina sobre honestidade aos alunos

A Unidade Escolar Municipal Costa Sobrinho, no bairro Pirajá, realizou a culminância do projeto Cultivando e Semeando Valores, que há 8 anos envolve alunos, professores e famílias na formação cidadã. Com 210 estudantes do 1º ao 5º ano, a escola promove reflexões sobre valores essenciais para a convivência em sociedade. Neste mês, o tema central foi a honestidade.

“Eu acho de suma importância a escola trabalhar estes temas. Isso é bom, porque a escola trabalha o que é honestidade, o que é amizade, o que é respeito, fé. Muitas vezes as mães colocam muita responsabilidade na escola, mas a gente tem que ensinar em casa também”, disse Maria Francisca, mãe.

“Aqui a escola sempre realiza. Eu acho muito bom, porque eles ensinam como as crianças devem se comportar, se você achou algo, devolva. E a gente reforça em casa, para que nossos pequenos sejam no futuro, grandes homens e mulheres”, destaca Cleane de Freitas, mãe.

Durante o evento, os alunos, com apoio dos professores, apresentaram o significado de honestidade e como ela deve ser praticada no dia a dia. Por meio de seminários, eles utilizaram cartazes e falaram que ser honesto é agir com verdade, justiça e respeito ao próximo. As atividades reforçaram a importância de se construir uma sociedade baseada na confiança. A culminância foi um momento de aprendizado coletivo e integração entre escola e comunidade. O projeto mostra que valores como a honestidade devem ser ensinados desde cedo e vivenciados por todos.

“Eu acho muito legal este tema, porque é bom e para serem mais honestos com os outros. Eu acho muito importante ser honesta, porque se não for honesta não são verdadeiras. Aí tem que explicar para os outros o que é honestidade”, disse Waslane Manuela, estudante.

“É bom porque ajuda a pessoa a ser verdadeira, não trapacear, não mentir. E para ser alguém na vida e falar sempre a verdade. Amor, honestidade, solidariedade, isso tudo nós trabalhamos aqui na escola. E nós aprendemos tudo que tem que fazer para ser solidário, responsável e honesto”, disse Gustavo da Silva, estudante.

“O objetivo é ensinar o valor de cada tema trabalhado. Nós temos observado que, em nossa escola, nós não temos problema com relação à disciplina. Nós temos conseguido muitos resultados, tanto é que estamos com 5,9 no nosso IDEB. Nós realizamos há 8 anos e nós trabalhamos com todos da escola”, disse Geovana Santos, gestora da escola Costa Sobrinho.