Auxiliares de salas de leitura da Rede Municipal de Ensino participaram de uma oficina com o tema “Processo de contar histórias – Um caminho de passos contados”, realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia e o SESC Caxias. A formação tem como objetivo aprimorar as práticas de mediação de leitura, transformando-a em instrumento pedagógico.

O coordenador das Salas de Leitura do município, Ricardo Murilo, destacou os objetivos da oficina. “É uma oficina que foi pensada pela coordenação das salas de leitura, onde estamos proporcionando a estes profissionais, com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), Caxias. Nós temos uma palestrante que é especialista em contação de histórias. Hoje, ela está ministrando essa oficina durante dois dias para os nossos bibliotecários, para os professores que atuam nas salas de leitura, a fim de que eles possam sair daqui mais estimulados para promoverem o hábito da leitura nas escolas, através da contação de histórias”, contou.

Na oportunidade, os profissionais aprenderam técnicas de contação de histórias, desenvolvendo habilidades de expressão, de maneira teórica e prática. A ação visa formar os bibliotecários e auxiliares para que eles estimulem a leitura e a criatividade dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

A atriz e contadora de histórias, Talita Aralpe, responsável pela oficina, falou sobre o processo de ensino para os profissionais. “Eu demonstro os meus passos de contar histórias, a escolha das histórias, que são as histórias que me afetam, que eu acho importantes, que fazem sentido pra gente. São histórias indígenas, histórias africanas que estão ali perto da gente e que é interessante contar, recontar e cantar para as crianças e para os adultos”, frisou.

A bibliotecária Sonia Maria falou da importância da oficina. “É o novo que vem nos inspirar a contar histórias de forma diferente. É muito gratificante, vem contribuir para a nossa prática do dia a dia, na questão do contar a história e do ler também, que é fundamental nas bibliotecas, que desenvolvem esses projetos, fomentando a leitura, que é uma prática muito importante para o ensino-aprendizagem”, finalizou.
