Gestão municipal e parceiros levam serviços para celebrar 14 anos da Organização Amigos na Luta contra o Câncer

A gestão municipal mobilizou empresas e atendimentos para celebrar os 14 anos de atuação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Amigos na Luta Contra o Câncer (Anlucc), nessa quarta-feira (30), uma ação dedicada à promoção da saúde e do bem-estar das assistidas. O evento aconteceu na sede da instituição, localizada na Tv. Costa Sobrinho, nº 2130, bairro Volta Redonda, em Caxias (MA), e reuniu dezenas de mulheres em uma programação marcada por acolhimento, informação e cuidado.

Eu faço parte da coordenação da casa. Hoje estamos comemorando 14 anos de existência da Anlucc, que foi criada pela nossa fundadora. E toda ação trazemos uma parceria diferente. Hoje trouxemos a parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres”, disse Anita Barbosa, voluntária.

A celebração contou com massagens relaxantes, palestras educativas, música ao vivo, roda de conversa sobre prevenção ao câncer e atendimentos oferecidos por profissionais das empresas amigas da Saúde da Mulher, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Anlucc, comprometida com a causa do apoio às pacientes oncológicas.

“Nós estamos colocando em prática o curso de massagem relaxante, que ajuda na circulação sanguínea e tem outros benefícios para a pessoa. O curso foi feito em 2 semanas, e aprendemos muitas técnicas para aliviar dores”, disse Iara Rauana, aluna do Senac.

“Hoje a Anlucc está comemorando 14 anos de luta e história. Trouxemos alguns serviços como ginástica laboral, advogada para falar sobre o que o SUS garante para pacientes em tratamento contra o câncer, teste de glicemia, aferição de pressão. E nós sempre nos colocamos à disposição para fortalecer esta parceria”, disse Alyne Raynara, coordenadora de Projetos Institucionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

O momento também foi uma oportunidade de troca de experiências entre mulheres assistidas pela Anlucc, voluntários e profissionais da saúde, fortalecendo laços de solidariedade e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde.

A Anlucc tem como missão acolher, apoiar e assistir pessoas em tratamento contra o câncer, promovendo ações educativas, preventivas e de enfrentamento da doença com dignidade, solidariedade e empatia. Ao longo dos últimos 14 anos, a Amigos na Luta Contra o Câncer tem desempenhado um papel de grande relevância na vida de centenas de caxienses e pessoas de cidades adjacentes, sendo referência em assistência humanizada.

“Estamos celebrando 14 anos da Anlucc, uma casa que surgiu da necessidade de pessoas que eram portadoras do câncer e não tinham condições de ficar na cidade por não terem como pagar uma hospedagem. Então, a Anlucc completa 14 anos graças à vontade de Deus e do povo caxiense. Hoje temos uma sede própria e parceiros que nos ajudam sempre, como a Prefeitura e também voluntários. A gente recebe doações de alimentos, produtos de limpeza, roupas, cama — qualquer tipo de doação, qualquer coisa que tenha necessidade na casa, a gente agradece”, disse Adriano Santos, vice-presidente da Anlucc.

“A Anlucc é uma mãe para a gente e para aquelas pessoas que não têm uma casa para acolher, e a Anlucc vai e acolhe. Eu sou um cantor voluntário que vem colaborar e também cuido de uma companheira que enfrenta uma luta grande. Então, é um prazer, é uma felicidade comemorar estes 14 anos”, disse Chiquinho do Violão, cantor voluntário.

“Eu ainda estou em remissão, e a Anlucc é um suporte. Eu sou acompanhada pela Anlucc, e sempre que preciso, a Anlucc está lá. É uma casa não só de acolhimento para as pessoas de fora, mas também para nós que moramos na cidade”, destaca Lúcia Maria, assistida.