Profissionais de saúde do Complexo Hospitalar Gentil Filho recebem conscientização sobre higiene das mãos

Conscientizar e prevenir foi o objetivo da ação realizada em alusão Dia Mundial da Higiene das Mãos no Complexo Hospitalar Gentil Filho. A ação foi desenvolvida por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, do Núcleo de Segurança do Paciente, do Núcleo de Educação Permanente e da Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

O diretor administrativo da unidade, Lennon Sampaio, frisou a importância de conscientizar os profissionais. “Estamos propagando a informação de lavar as mãos ao pegar no paciente, antes e depois do procedimento, antes e depois também de se alimentar. Isso vai proteger você, como profissional de saúde, e também proteger o paciente. O nosso maior foco é proteção dos profissionais de saúde e proteção do paciente que está em leito da UTI, na estabilização ou decisão médica”, contou.

Josélia Leandra, coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar, ressaltou que a atividade reforça as medidas de segurança. “Como nós somos um hospital porta aberta, a nossa demanda é alta e, hoje, como é o Dia Mundial da Higiene das Mãos é importante essa junção do núcleo, levando a consciência da importância mostrarmos uma atividade mais segura, um atendimento mais seguro, uma assistência viável, com todas as medidas de segurança possíveis e cabíveis para nossos pacientes que recebemos na unidade”, disse.

Na oportunidade, os colaboradores da unidade participaram de uma dinâmica e uma roda de conversa em que aprenderam sobre a lavagem correta das mãos, como forma de prevenção de doenças e promoção da própria segurança e da segurança do paciente, além disso o momento também serviu para tirar dúvidas e discutir os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde.

A enfermeira, Tarciana Galdino, participou da atividade. “É muito importante lavar de forma adequada, seguindo todo o passo a passo, onde você possa estar evitando pegar algum tipo de bactéria ou transmitir pra os pacientes”, disse.

“É importante porque estamos nos protegendo e protegendo os pacientes”, finalizou a técnica de enfermagem, Gracildes Maria.