A Maternidade Carmosina Coutinho é referência em atendimento para dezenas de municípios do Maranhão, realizando entre 250 e 300 partos por mês. Muitas mães, no entanto, não têm acesso a um enxoval para seus bebês. Sensibilizadas com essa realidade, diversas pessoas realizam doações, algumas de forma anônima, como as mais recentes, entregues diretamente à unidade.

“Em média nós temos entre 250 a 300 partos mês. Em sua maioria, são mães carentes, e por muitas das vezes nos deparamos com mães que não têm nada para o bebê. E, a gente costuma receber doações de forma anônima de pessoas que vêm até a maternidade, e entregam alguns kits, e a gente disponibiliza nestas situações, quando o serviço social conversa com as nossas internas e se depara com estas situações, nós temos este suporte para dar às nossas parturientes”, explica Andrea Gouveia – diretora da Maternidade Carmosina Coutinho
Segundo a direção da maternidade, as doações são encaminhadas ao Serviço Social, que distribui os itens conforme a necessidade de cada caso. A gestão reforça que, por questões de segurança e privacidade, não é permitida a entrega direta de donativos nas enfermarias. A iniciativa fortalece o cuidado humanizado e a solidariedade com quem mais precisa.

“Para a entrega na enfermaria, a gente não permite por conta da quantidade limitada de pessoas que devem entrar na enfermaria, para restringir infecções cruzadas, que venham a adoecer os bebês, pois vivemos um momento muito graves quanto as bronquiolites, bronquiolites é vírus e é muito fácil de acometer os bebês, e bastante grave para os neonatos. Pais tem livre acesso, mas as demais pessoas são restritas. Pessoas externas que não têm grau de parentesco não devem entrar. É proteção para o bebê”, frisa Andrea Gouveia, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho.
Nós temos ações com o Núcleo de Educação Permanente, e na maioria das vezes temos um kit como este para os bebês. Isso agrega valor a ação que está sendo desenvolvida, prende a atenção para aquele assunto do dia.

“Quem quiser fazer doação, podem fazer sim, e é claro, nestes momentos, e assim que identificarmos a necessidade, nós repassamos às mães”, lembra Andrea Gouveia, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho.
Nos próximos dias, mais doações devem chegar à unidade, pois as pessoas que se inscreveram o Festival de Esportes de Areia tiveram que realizar a doação de fraldas, que também serão destinados à maternidade Carmosina Coutinho.


