Prefeitura de Caxias já climatizou mais de 40 escolas da Rede Municipal de Ensino

Mais de 40 escolas da zona urbana e rural estão sendo climatizadas, proporcionando mais conforto e qualidade para alunos e professores. Essa iniciativa tem transformado o ambiente escolar, tornando as salas de aula mais agradáveis e acolhedoras.

“O ambiente melhorou bastante, principalmente os alunos especiais, por conta da medicação. O ar-condicionado melhorou a qualidade de vida nas escolas e ajuda a eles no aprendizado”, destaca Vitória Prince, agente de inclusão.

“Eu já estou há 10 anos, e a escola não tinha passado por tantas melhorias em tão pouco tempo. O Prefeito Gentil está de parabéns, por abraçar a educação, que é uma pasta sensível e importante para a sociedade. A escola tem muito a agradecer, pela quadra e pelos ar-condicionados. Eu tenho certeza que com os ar-condicionados as crianças vão melhorar o aprendizado”, destaca Maria de Jesus, gestora adjunta.

“Com o ar condicionado tá melhor, dá pra concentrar mais”, disse Alexa Vitória, aluna.

A ação é parte de um esforço contínuo para valorizar a educação em todas as regiões, da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. “Já são mais de 40 escolas climatizadas. Quando a gente fala da climatização, não é só instalar o ar-condicionado na escola. As escolas têm janelas de madeiras que têm que ser trocadas, tem os cobogós, temos que colocar as portas e janelas adequadas. Muitas escolas precisam de subestação, e por isso é importante trabalhar em parceria com a Equatorial. A gente tem feito a obra o mais rápido possível. A climatização vem para que possamos mostrar nossa valorização aos alunos para que eles tenham melhores condições de ensino, como também os nossos professores terem um melhor ambiente para ministrar suas aulas”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias.

Entre as mais recentes beneficiadas estão a escola Nossa Senhora dos Remédios, que atende 190 alunos, em que as quatro salas de aulas foram totalmente climatizadas, e uma quadra de esportes está em construção, ampliando ainda mais as possibilidades de aprendizagem e lazer. A escola John Kennedy, com 214 alunos do 6º ao 9º ano, também recebeu climatização em todas as salas. A melhoria tem favorecido a concentração dos estudantes e facilitado o trabalho dos professores. O resultado é um avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem e na motivação dos estudantes e professores.

“Só no ventilador o calor atrapalhava bastante, e também o barulho do ventilador, e com o ar condicionado está melhor, está frio, tá melhor”, destaca Kayane da Silva, aluna da escola John Kennedy.

“Era muito quente antes, atrapalhada o aprendizado. Depois que colocaram o ar, melhorou muito, todo mundo está gostando da sala de aula. Isso acabou melhorando mais o bem estar para aprender e se esforçar nos estudos”, disse Mayrla Vieira, aluna da escola John Kennedy.

“Agora está melhor, antes era ruim, as vezes passava mal, não queria estudar, queria sair e ir pra casa. Agora está melhor, acho que vai melhorar o aprendizado”, disse Jorge Gabriel, aluno da escola John Kennedy.

“Nós estamos felizes, os pais, os alunos, esta escola precisava muito, porque era muito quente. O professor trabalha com mais qualidade. O calor, ele tira a concentração, o foco, desconcentra, e a gente melhorou muito. Os alunos estão mais atentos e participativos. Tanto o professor, quanto o aluno estão em um ambiente mais confortável”, frisa Tatiana Bezerra, gestora da escola John Kennedy.