A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Caxias realizou nessa segunda-feira (12), o Fórum Municipal de Cultura no Assunção Eventos, reunindo representantes de diversas expressões artísticas locais. O principal objetivo foi eleger 16 delegados que representarão o município no Fórum Regional de Cultura. O encontro garantiu espaço democrático para debates sobre as necessidades de cada setor cultural. A escolha dos delegados levou em conta o conhecimento e o compromisso com suas respectivas linguagens.
“É de suma importância este momento de diálogo. Estamos aqui para discutir com os nossos representantes a participação no Fórum Estadual de Cultura. É importante ser alguém que tenha uma voz forte, alguém que possa nos representar e alguém que possa se tornar um representante no Conselho Estadual de Cultura”, frisa Wilson Ghilardi, dançarino e coreógrafo.
“É a primeira vez que estou participando de um fórum. E eu entrei para concorrer como representante das artes cênicas. O intuito deste fórum é reunir representantes de cada segmento, e estes representantes vão para o Fórum Estadual e Nacional ajudar na construção das políticas públicas, leis e projetos”, frisa Pablo Alves, ator e produtor cultural.
“A gente percebe que a cultura está se organizando para fortalecer a nossa cultura. E acredito que com esta união, eu acredito que a cultura vai dar certo, e vai dar um passo muito grande não só em Caxias, mas em todas as cidades, inclusive em Gonçalves Dias, na cidade onde sou secretário”, lembra Edilson Pereira, secretário municipal de Cultura de Gonçalves Dias.
Estiveram presentes representantes de manifestações como: teatro, dança, música, Bumba Meu Boi, quadrilhas juninas, Dança do Lili, artesanato e literatura, entre outras. A diversidade das expressões culturais reforçou a importância de uma representação sensível às demandas de cada grupo. O evento, que contou também com a presença de representantes da região, fortaleceu a construção de políticas públicas voltadas à valorização e fomento da cultura local.
“Caxias é um celeiro diversificado de todas as linguagens artístico-culturais. E esta reunião aqui tem o objetivo de eleger delegados para a formação de um Conselho Estadual de Cultura, que é um colegiado com representantes do poder público e sociedade civil, que visa normatizar, deliberar e fiscalizar as políticas públicas que buscam contemplar todos os fazedores de cultura”, lembra Wibson Carvalho, poeta caxiense.
“Hoje estamos participando do Fórum Municipal de Cultura. Daqui vão sair os delegados para representar a cultura no Fórum Regional em Grajaú, daqui vão sair os representantes de cada segmento para representar Caxias no Fórum Estadual. Estou aqui como representante na cultura popular e estamos pleiteando uma vaga para estar representando a nossa cultura caxiense no estado”, frisa Francisco Sousa, coordenador de junina.
“Nós somos artes visuais e artesanato, e este momento é importante porque há muito o que se discutir, principalmente para nós, quais as modificações que têm que ser feitas. Temos que escolher um delegado que entenda a nossa linguagem e as melhorias que ele vai trazer para nós”, lembra Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias.
“Hoje estamos no Fórum Municipal para escolher os delegados de cada segmento para irem ao Fórum Estadual no dia 28 de maio, em Grajaú. Este momento é para que cada pessoa possa ser escolhida para representar o seu segmento. Tem que ser uma pessoa que seja inserida no segmento, que saiba o que ele está precisando e possa levar ao Fórum Estadual”, lembra Carlos Eduardo, presidente do Conselho Municipal de Cultura.
“Estamos realizando o Fórum Municipal de Cultura, onde estamos elegendo os 16 delegados da cultura nas suas diversas linguagens artísticas como teatro, música, cultura popular, que vão fazer a representatividade no Conselho Estadual de Cultura. É para haver na cidade de Grajaú, para que se possa fazer a votação para o Conselho Estadual de Cultura, para o biênio 2026-2028. O Fórum Regional está previsto para ser realizado no dia 28 de maio, na cidade de Grajaú”, destaca Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.