Nessa segunda-feira (12), a gestão municipal esteve representada na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Caxias, um encontro para discutir soluções voltadas à Segurança Pública. Estiveram presentes representantes de diversos órgãos públicos municipais, como a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Guarda Municipal e o prefeito Gentil Neto. A reunião contou ainda com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, vereadores, representantes dos lojistas e do Juizado.

“Hoje a maior demanda da sociedade é segurança pública. É natural que hajam as audiências públicas. A gente sabe que a segurança é um dever do estado, mas um dever também de todos. O Governo do Estado vem fazendo a parte dele, a gente viu que o município vem fazendo a parte dele, e aqui os órgãos estaduais e polícia militar trabalham de forma integrada e tivemos no primeiro trimestre desde ano 25% dos homicídios se comparado com ano passado”, disse Jair Paiva, delegado regional.
“Nós temos que trazer mais juízes para Caxias, para que a resposta do judiciário seja mais rápida, o aparado da polícia tem que melhorar para que eles possam cumprir as funções de policiamento ostensivo e preventivo, e temos que utilizar inteligência para enfrentar as facções criminosas que é um dos maiores problemas”, disse Antônio Manoel Velo, Juiz de direito.

“Segurança pública é um tema complexo, e todos os órgãos precisam estar juntos. A Polícia Militar vem realizando ações para combater este mal que vem assolando a nossa sociedade”, lembra Major Hilda, representante do 2º BPM.
“A segurança é um ponto a ser debatido, e precisamos que se haja logo. A Câmara Municipal faz o seu papel, que é reunir as autoridades e a população para discutir. Acho que a Guarda Municipal e a segurança do município tem tido uma contrapartida boa com videomonitoramento, guarda armada, mas precisamos cobrar para que as pessoas responsáveis possam agir”, disse Vinícius Sabá, vereador.

“Quando você anda em uma rua e você ver um policial, você se sente seguro. O que nós temos? Então, vamos juntar e trabalhar com o que temos, vamos juntar um pouco da Guarda, juntar a Polícia Militar, juntar a Polícia Rodoviária Federal, é juntar a Civil, Ministério Público, Judiciário, executivo, e vamos dar a sensação de segurança para a população”, disse Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal.
Durante o encontro, a gestão municipal apresentou investimentos significativos, como a ampliação do Sistema de Videomonitoramento com reconhecimento facial e de placas, além da melhoria da frota da Guarda Municipal e armamento da corporação. Também foram destacados avanços na infraestrutura urbana, como a instalação de mais de mil pontos de iluminação pública nos primeiros cinco meses do ano e a pavimentação de ruas, medidas que contribuem diretamente para a sensação de segurança da população. Em paralelo, o prefeito Gentil Neto ressaltou que o combate à violência e à vulnerabilidade social exige esforço coletivo e garantiu o compromisso da Prefeitura com a urbanização e o acolhimento de pessoas em situação de rua, por meio de ações sociais e da construção de um novo Centro de Referência da Assistência Social no bairro Luiza Queiroz para dar um amparo social.

“Nós vemos a importância que este tema tem hoje, e anteriormente era tratado somente dentro das instituições. Hoje a comunidade está cobrando mais, para que a gente traga soluções. A gente não pode ver a violência avançando, não podemos conviver num clima de insegurança jurídica, as instituições precisam dar uma resposta”, destaca Jurandy Braga, secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil.
“As guardas municipais já podem fazer busca pessoal, e patrulhamento ostensivo e preventivo. Temos como somar forças com as demais forças de segurança pública. A sociedade tem que participar. E, hoje a sociedade clama por segurança pública. E, estamos aqui para sanar as dúvidas para que possamos melhorar segurança”, frisa William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.
“A Prefeitura está a disposição para enfrentar este desafio com seriedade e com respeito. Nós já estamos colocando em prática, com relação a programas sociais e melhoramento da nossa Guarda Municipal. Dentro de 60 dias vamos estar com a Guarda Municipal armada. Já fizemos mais aquisição de viaturas e melhorias no prédio da Guarda. Calçamento e iluminação, estamos executando, porque nós entendemos que precisamos trazer uma infraestrutura para que os veículos possam transitar com tranquilidade. Estamos também fortalecendo os programas sociais para retirar moradores de rua que não são de Caxias, temos moradores que não são de Caxias, e nós vamos viabilizar para que eles voltem a sua terra natal, tudo de forma legalizada, onde a prefeitura dá todo o suporte. E, estamos também viabilizando para que os moradores de rua de Caxias, passem por um tratamento, ao final eles serão absorvidos na limpeza pública”, frisa Gentil Neto, Prefeito de Caxias.


