Blitz Informativa alerta sobre a importância da prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa realizou, nessa quarta-feira (14), uma Blitz Informativa no sinal de trânsito em frente à Delegacia Regional, como parte das ações da Campanha Maio Laranja. Durante a ação, condutores foram abordados com orientações sobre a importância do cuidado familiar na prevenção de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

“Hoje (14), iniciamos as blitz informativas, onde vamos entregar o material informativo para as pessoas no centro comercial, e, posteriormente, teremos outras blitz. Vamos atingir o máximo possível em pontos estratégicos. Nós queremos sensibilizar e combater a violência contra crianças, e denunciar, se por ventura as pessoas souberem de alguma violação de direitos que esteja acontecendo, que possam denunciar”, destaca Nilcéia Surama, coordenadora da Proteção Social Especial.

“Estamos realizando a primeira blitz, com o objetivo principal, que é conscientizar a população de Caxias da importância de proteger as crianças contra o abuso sexual. Ao longo do mês, vamos ter outras blitz, porque todos nós somos responsáveis, como população, sociedade civil e governo”, lembra Priscila Magalhães, secretária adjunta de Proteção Social.

“Nós estamos no comércio, vamos ao Mercado Central, levando a informação que a sociedade precisa saber sobre este grande mal que é o abuso às crianças e adolescentes. Nós, enquanto poder público, estamos dando toda a estrutura que a família precisa, mas as famílias precisam fazer o seu papel, que é cuidar e amar seus filhos. E vamos denunciar quando houver casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, frisa Cinthya Lucena, secretária adjunta de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

A Campanha Maio Laranja é um movimento nacional de conscientização sobre o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. O objetivo é mobilizar a sociedade para proteger os direitos das crianças e adolescentes, incentivando a denúncia pelo Disque 100 e a prevenção. Outras blitz educativas serão realizadas ao longo do mês, em diferentes pontos estratégicos da cidade, para que a informação chegue ao máximo de pessoas.

“Tem que ter cuidado com as crianças, tem que ter cuidado, tem que saber criar as crianças, porque elas são tudo em nossa vida”, afirma Antônio Bandeira, motociclista.

“É uma iniciativa muito válida, que é dar uma conscientização. É isso mesmo, é conscientizar, que todos façam o seu papel, que é cuidar, alertar e cuidar das crianças”, destaca Stênio Pinheiro, pai.

“Tem que ter uma atenção privilegiada com as nossas crianças, tem que ter educação, e a educação começa em casa. O olhar dos pais e mães tem que ser 100%. As crianças são o futuro”, disse Mailson Paiva, motociclista.