Professores dos laboratórios de Ciência, Informática e Robótica da Rede Municipal de Ensino participaram de um treinamento sobre o uso e a aplicação de impressoras 3D no ambiente educacional. A capacitação teve como objetivo ampliar o conhecimento dos professores para utilização da ferramenta nos laboratórios, reforçando o que é ensinado em sala de aula.

Fandson Moraes, coordenador pedagógico e de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia responsável pelos laboratórios de ciências e informática, a capacitação vai auxiliar os professores durante a criação de projetos em sala de aula. “Essa capacitação é voltada para os professores de laboratórios, é uma inovação para o município, que tem as Salas Maker, que são as salas do criador, onde o aluno vai ter aula de robótica, engenharia, e vai fazer seu próprio projeto, usando as ferramentas da sala, como a impressora 3D”.
O treinamento teve momentos teóricos e práticos, onde os profissionais aprenderam sobre o funcionamento das impressoras 3D, os tipos de materiais utilizados, entre outras temáticas. João Porto, professor, ministrou o treinamento e destacou os assuntos abordados. “Estamos fazendo esse treinamento para que os professores saibam manusear, construir equipamentos e imprimir em 3D, mostrando para os alunos a praticidade de construir os próprios objetos”, disse.

O professor, Felipe Bueno, participou do treinamento e frisou a relevância de mais esta estratégia para reforçar o aprendizado dos estudantes. “É muito interessante, pois tudo envolve tecnologia e é muito bom trazer para as escolas, para o aluno ver o que temos. Esse projeto é educacional, onde a gente traz métodos para que possamos ensinar esses alunos a usarem essa ferramenta”, disse.
“Agora, com a implementação das impressoras 3D, os próprios alunos poderão desenhar suas peças e colocar nos seus protótipos. É uma grande ferramenta que, além de incentivar os alunos na área tecnológica, serve também para suas futuras carreiras”, destacou Francisco Araújo, professor de informática e robótica.

A iniciativa reforça o compromisso da Gestão Municipal com a formação continuada dos profissionais da educação e com a inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.



