A Maternidade Carmosina Coutinho promoveu uma capacitação voltada aos cuidados com o recém-nascido no momento do parto. O treinamento, ocorreu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e foi ministrado pela enfermeira Juliane Danielle. A ação teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico dos profissionais de saúde.

“Ouvindo tanto técnicos, quanto enfermeiros da Maternidade Carmosina Coutinho, a gente sentiu a necessidade de estar treinando os profissionais para os cuidados do Recém-nascidos de baixo e alto risco. Nós tivemos aqui os técnicos da sala de parto, do Centro Obstétrico, enfermeiros obstetras e enfermeiros no alojamento conjunto da Maternidade, SAMU e profissionais de Coelho Neto, além de estudantes de enfermagem da Unifacema”, disse Danielle dos Santos, coordenadora de enfermagem da Maternidade Carmosina Coutinho.
Participaram da capacitação os profissionais da própria maternidade, além de membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante o encontro, foram abordadas práticas essenciais para garantir a segurança e o bem-estar do bebê logo após o nascimento.

“O objetivo foi falar dos cuidados iniciais ao recém-nascido, que nasce com necessidade de um cuidado mais minucioso, e que o profissional saiba identificar. O SAMU deve ser acionado em todas as situações de atendimento pré-hospitalar. Uma criança que passou mal numa via pública, que sofreu engasgo em uma casa, residência ou shopping, as pessoas devem chamar o SAMU e solicitar que se eleve o Desfibrilador Externo Automático (DEA), que é um equipamento que vai ajudar, qual é o ritmo cardíaco”, explica Juliane Danielle, enfermeira palestrante.
A capacitação destacou protocolos de reanimação neonatal, aquecimento, higiene e avaliação imediata do recém-nascido. A troca de experiências entre os profissionais também contribuiu para padronizar procedimentos. A Maternidade Carmosina Coutinho segue investindo na qualificação de suas equipes para salvar vidas desde os primeiros segundos.

“Para nós foi muito importante esta oportunidade dada por Caxias, de participarmos desta qualificação para uma assistência mais qualificada. O nascimento pode vir muitas vezes com algumas complicações. E, é de suma importância, a equipe está preparada para estes eventos e alterações”, frisa Poliana Rocha, supervisora do Centro Obstétrico da Maternidade Carmosina Coutinho.
“O SAMU está presente em todas as situações. Este treinamento foi importante porque traz a importante da atenção ao recém-nascido em situação de emergência. Nós atendemos inúmeras ocorrências de parto, por isso é valioso. E, houve a construção de muitos conhecimentos aqui”, frisa Evanildo Luz, enfermeiro do SAMU.



