50 jovens inscritos no Programa Meu Primeiro Emprego já estão atuando no comércio caxiense

O comércio de Caxias ganhou reforço com a chegada dos participantes do Programa Meu Primeiro Emprego. Para eles, uma oportunidade e tanto. Uma nova experiência que abre muitas portas para a vida. É o que pensa Larissa Danielle, de 18 anos, que está aproveitando cada momento. Ela abraçou uma das 50 primeiras oportunidades geradas pela Prefeitura de Caxias (MA).

Como é meu primeiro emprego, é a primeira experiência que vai abrir portas. Eu achei muito bom, porque o jovem precisa as vezes apenas de uma oportunidade, e esta foi a oportunidade perfeita para mim, e eu tenho certeza que para os outros também”, destaca Larissa Danielle, participante do Meu Primeiro Emprego.

O programa chegou no momento certo, porque estávamos precisando de mais um colaborador em nossa loja. Então, é muito importante e impactante o projeto, tanto para os jovens, quanto para a loja, porque os jovens também estão levando uma renda para casa”, disse João Vítor, administrador de empresa.

Nesta outra empresa, Carlos Augusto, de 22 anos, também está aproveitando cada contato com a clientela para entregar o melhor atendimento. Ele afirma que está colocando em prática tudo que aprende no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Caxias, que é o agente integrador, contratado pela gestão municipal, onde os participantes do Programa Meu Primeiro Emprego, aprendem vendas, atendimento, empreendedorismo, dentre outros conhecimentos.

Atender o público é bem difícil. Temos o fato da inexperiência, e com o curso que temos no Senac, estamos aprendendo como se faz o atendimento, tem toda uma especialização, então, é muito bom estar aqui. A loja tem um padrão de atendimento e temos que nos adaptar. No atendimento temos que ter paciência, manter o controle, e atender o cliente da forma que precisa ser, porque cada cliente é diferente”, afirma Carlos Augusto, participante do Meu Primeiro Emprego.

Lançado pela Prefeitura de Caxias, o Programa Meu Primeiro Emprego inseriu os primeiros 50 jovens, que recebem meio salário mínimo todo mês. Eles trabalham apenas um turno, de segunda a quinta-feira, sendo que na sexta-feira, eles tem aulas com o agente integrador, o Senac Caxias. Mas o programa beneficia também as empresas, pois os primeiros seis meses do Programa é bancado 100% pela Prefeitura de Caxias (MA).

“Tem sido muito importante receber os jovens nas lojas, e em contra partida, nós também poder ajudá-los a inseri-los no mercado de trabalho. É até desafiador, porque não tinha homens trabalhando no segmento moda, mas creio que vai dá muito certo, eles são bem esforçados”, disse Glenda Brasil, empresária.

“O que o programa nos proporciona, vamos ter sete cursos, vamos estar preparados para saber fazer um currículo, caso não fique, mas acredito que todos queiram ficar nas empresas, porque queremos mais oportunidades”, lembra Carlos Augusto, participante do Meu Primeiro Emprego.

“A gestão municipal foi muito assertiva. A gente acaba preenchendo duas lacunas, uma é a questão do varejo. As pessoas precisam de uma mão de obra qualificada, e na cidade de Caxias tem esta dificuldade. E, a outra é a experiência e acesso ao mercado de trabalho. Apesar do jovem entrar tímido, ele já era com uma tranquilidade, porque tem uma retaguarda boa com o Senac para tirar dúvidas”, disse Tino Castro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.