O Seminário de construção do Plano Municipal de Educação Ambiental de Caxias foi realizado nessa quinta-feira (15), na casa de eventos Singulare, no bairro Volta Redonda. O encontro reuniu representantes de órgãos municipais, estaduais e da sociedade civil. O Seminário foi articulado pela Prefeitura de Caxias, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
“Hoje estamos discutindo várias temáticas que são visualizadas no município de Caxias, como temas de recursos hídricos, resíduos sólidos, unidades de conservação, controle e combate ao desmatamento e queimadas, e sobre criação de escolas sustentáveis e resilientes. A participação da comunidade é muito importante. Hoje reunimos aqui poder público e sociedade civil para trabalharmos a educação ambiental”, frisa Karlen Martins, superintendente de Educação Ambiental da SEMA.
“Aqui a gente vai construir o plano. Vamos propor um núcleo para que possamos reforçar ainda mais o plano diretor. A gente precisa dar importância e ênfase para o meio ambiente. Hoje estamos caminhando para um colapso climático. Nós precisamos de uma cidade mais verde, e a educação é um eixo para se trabalhar com as crianças. E, se a gente não fizer isto agora, podemos caminhar para um colapso climático”, lembra Etinho Lemos, secretário municipal adjunto de Meio Ambiente.
“Nós estamos aqui para ajudar a construir este evento e o plano. A nossa sociedade está carente de educação ambiental. Educação é gradativa e lenta para que possamos fazer isto em nossa cidade”, lembra Luís Neves, vice-presidente do INASA.
Durante o evento, foram debatidas diretrizes, metas e ações voltadas à promoção da educação ambiental formal e não formal no município. A proposta é construir, de forma participativa, um plano que integre diferentes políticas públicas em favor da sustentabilidade. Instituições de ensino, organizações sociais e lideranças comunitárias contribuíram com sugestões.
O objetivo principal do plano é formar cidadãos conscientes e engajados na preservação dos recursos naturais e na melhoria da qualidade de vida. A educação ambiental será tratada como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável. O seminário marcou o primeiro passo rumo à construção coletiva desse instrumento essencial para o futuro de Caxias.
“É a partir do Plano que vamos nos guiar para a preservação do meio ambiente no município de Caxias. A educação ambiental não está restrita ao setor educacional, por isso, convidamos a sociedade civil para estar aqui. Vamos construir as metas, tem validade de 2 anos para serem colocadas em prática todas as ações, e depois faremos a avaliação do plano. A gente vai construir um documento, vamos encaminhar para a Câmara Municipal para que seja transformado em lei. Não adianta a gente colocar toda a responsabilidade no poder público, se a gente não tem a sociedade do nosso lado para poder nos ajudar na execução destas ações”, frisa Juarez Júnior, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
“Nós somos um município grande, que tem Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem uma coordenação municipal, e precisamos construir um plano para que as pessoas saibam a importância de se preservar o meio ambiente. Nós temos uma Sala Verde, nós temos profissionais, e vamos ampliar para toda a rede municipal de ensino estas ações”, lembra Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
“Que a gente possa ter ações concretas nos próximos dias, para que possamos ter uma Caxias mais respeitada. Este momento é de escuta e diálogo, para que possamos planejar e construir o plano, para que possamos trabalhar a coleta seletiva, as nascentes, o compromisso com os agricultores familiares, e assim possamos construir uma Caxias mais verde e sustentável para a nossa população”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias (MA).