Semana Nacional do Registro Civil atendeu mais de 150 pessoas por dia em Caxias

Encerra nessa sexta-feira (16), no auditório da Prefeitura de Caxias, a Semana Municipal do Registro Civil, com o tema “Registre-se”. A ação teve início no dia 12 de maio, oferecendo serviços gratuitos de documentação civil. A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Justiça do Maranhão contou com a parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Defensoria Pública e Cartório do 3º Ofício Extrajudicial de Caxias.

Nós temos uma média de 150 senhas, de 08h às 13h, mas está extrapolando para 200 a 250 por dia. A gente está atendendo essa demanda, está sendo organizado. E acredito que vai dar certo, e estamos fechando a Semana com sucesso”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

“Nossa Semana está sendo um sucesso em Caxias. Estamos atendendo 150 senhas, mas temos mais de 200 pedidos diários. E aquele serviço que o Cartório não faz aqui, a Defensoria está encaminhando para o Cartório ou dando a solução devida. Todas as pessoas saem com o serviço solicitado ou orientado sobre como solucionar”, lembra Lívia Ayub, tabeliã do Cartório do 3º Ofício Extrajudicial de Caxias.

Durante a semana, centenas de caxienses foram atendidos com serviços como emissão de certidões, registro tardio e reconhecimento de paternidade. A campanha, que está em sua segunda edição em Caxias e a 3ª em todo o país, teve como objetivo principal combater o sub-registro civil e promover o acesso à cidadania. Dentre os serviços ofertados, estiveram: emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de reconhecimento de paternidade, registro tardio e retificações.

“Vim tirar a 2ª via do registro. Eu ainda não tive problema, mas quero regularizar. Eu vim regularizar o meu e da minha esposa”, disse Ribamar Santos, morador do Caxirimbú.

“Eu vim regularizar o registro, a 2ª via do registro. É bom porque não vamos pagar, tá bem”, disse Ana Cléia, beneficiária.

“O atendimento não se limita ao que acontece aqui dentro. Essa demanda precisa ser levada ao Cartório, à Defensoria, para ser processada, para remessas de ofícios. A gente precisou limitar para conseguir entregar as certidões nos prazos que foram acertados com as pessoas”, reforça Daniel Ponte, defensor público.

“A gente precisa trabalhar em união para que possamos garantir a cidadania. Várias cidades estão com este evento grandioso. A gente sabe que o registro civil é a oportunidade para que as pessoas possam fazer parte de uma sociedade, da cidade em que residem. Hoje, com a parceria com a Defensoria e o Cartório, a gente vê o quanto a população precisava desse benefício. Nós continuamos trabalhando visando o bem da nossa população caxiense”, destaca Gentil Neto, prefeito de Caxias (MA).