Caxias foi sede da Seletiva Regional de Jogos de Damas, promovido pela Associação dos Damistas Regionais em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O palco foi o Ginásio de Esportes do Ipem, neste domingo (18). Competidores de Caxias, Pedreiras, Coelho Neto, Chapadinha e Bequimão participaram da seletiva. Ao todo foram 7 rodadas pelo Sistema Suíço, um formato de torneio que emparelha os jogadores, ou equipes, de acordo com seus resultados ao longo do torneio.

“Estamos recebemos esta seletiva regional da Associação dos Damistas Regionais. Daqui sairão os classificados para disputar o Estadual em São Luís. Aqui demos todo o apoio de recepção, logística de local, na premiação. São vários municípios representantes neste jogo cognitivo que é a Dama”, lembra Robson Lopes, coordenador de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“As seletivas são documentos enviados aos municípios. E, quando há um contrato com a Secretaria de Esporte do Município, a gente realiza, com está acontecendo em Caxias. Infelizmente não conseguimos fazer no Maranhão todo. Aqui o Ginásio foi cedido, cadeira e toda estrutura para fazermos a competição”, destaca Professor Arimatéia, Presidente da Associação dos Damistas Regionais.

A seletiva reuniu os melhores jogadores de dama do Estado, com destaque para Neto, de Caxias, e o campeão maranhense, Tomás Moreira, de São Luís, conhecido como ‘Curador’. A premiação de R$ 1.500,00 que foi concedida pela Prefeitura de Caxias, contemplou os 7 primeiros colocados.
“A premiação é um detalhe a mais. O encontro das cidades diferentes é muito bom. E, com outras cidades a gente testa o nosso jogo”, disse Mayron Aguiar, jogador de Dama de Chapadinha.
“Eu vou enfrentar o Cicinho de Pedreiras, com condição de ir para o Estadual”, disse Rogério, jogador de Dama de Caxias.

“Só em ter organizado já é um primeiro passo. Fazia muito tempo que não tínhamos uma competição como esta. Temos mais de 30 jogadores, coisa que não acontecia há muito tempo. Temos o curador que é campeão maranhense”, lembra Neto Martins, jogador de Dama de Caxias.
“Os melhores de Caxias estão aqui. Veio eu e outros companheiros de São Luís para tentar ganhar o título. Estou na liderança com o Neto de Caxias. O importante deste esporte é afastar as pessoas das drogas, estimular o raciocínio. É um esporte que exige dedicação e concentração”, frisa Tomás Moreira, campeão maranhense de Dama.





