O Memorial da Balaiada está celebrando a 23ª edição da Semana Nacional de Museus e está recebendo estudantes de toda a cidade e demais visitantes. Neste fim de semana, os alunos da escola Achiles Cruz foram até o local para conhecer mais sobre o acervo, além das mostras e exibições de documentários, como um que retratou a história da Procissão do Fogaréu de Caxias. Também no auditório do Memorial da Balaiada, uma exposição fotográfica do fotógrafo David Sousa retrata o Patrimônio Material e Imaterial de Caxias (MA).
“Nós trouxemos os nossos alunos para visitar o acervo, que traz este resgate histórico da Balaiada. E, além disso, tem a exposição do fotógrafo David Sousa, mostrando a importância do registro histórico, entrando para o contexto histórico junto com o acervo do Memorial da Balaiada. É importante nós conhecermos a nossa história, porque ela está em transformação, e nós colocamos isto para os alunos, para eles viverem e se fazerem pertencentes à história”, destaca Eduardo Almeida, professor.
“Eu já tinha vindo aqui outras vezes, mas desta vez foi uma explicação mais detalhada, aprendi mais do que eu já sabia sobre a história de Caxias. Eu estou anotando tudo que estou vendo aqui. É importante conhecer a nossa história, porque moramos aqui e é importante conhecer a nossa descendência”, frisa Mical Soares, estudante.
“Eu sempre trago meus alunos e é um enriquecimento muito grande, porque na sala de aula é muita teoria, e aqui eles estão vendo os documentos, os artefatos e uma história mais concreta”, destaca Frankmar Medeiros, professor.
O tema deste ano é: O Futuro dos Museus em comunidades em rápida transformação, apontando para o campo da tecnologia e os desafios de se manter a atenção das pessoas para o que há de físico, diante das tentações digitais. A Semana Nacional de Museus segue até 20 de maio. A proposta é incentivar os caxienses a conhecerem a sua própria história.
“Nós temos uma exposição fotográfica do fotógrafo David Sousa; temos documentário da Procissão do Fogaréu, documentário de Igreja Centenária, oficinas para crianças, e a programação normal do Memorial da Balaiada, tudo voltado para a Semana de Museus”, lembra Emídio Alves, coordenador do Memorial da Balaiada.