Mais uma ação da Campanha Maio Laranja, de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, foi realizada em Caxias. Dessa vez, alunos da UEM Vereador Teodomiro Carneiro dos Santos Neto participaram de uma roda de conversa que abordou a temática da campanha.

A orientadora social, Samila Rodrigues, falou sobre os assuntos discutidos com os alunos. “A questão que a gente está abordando mais dentro das escolas é a questão das TICs, que são as Tecnologias de Informação e Comunicação, entre elas WhatsApp, Instagram, TikTok, alertando essa questão da inteligência artificial, porque hoje em dia, adultos estão por trás dessas redes sociais se passando por crianças e adolescentes e aliciando elas de alguma forma negativa”, disse.

Fabiana Lima, supervisora da unidade escolar, destacou a importância de falar sobre a Campanha para os estudantes. “Esse trabalho sempre é desenvolvido aqui dentro da escola, a conscientização é feita pelos professores sempre que eles têm oportunidade. A gente está muito feliz hoje em ter sido contemplado com essa palestra, porque com essa campanha eles vão levar informação para dentro de casa, essa informação não vai ficar só retida a só a dentro da casa, ao ambiente familiar, mas ela sai porque eles conversam e trocam informações com os colegas”, frisou.

O momento foi de esclarecer sobre a história da campanha. Além disso, foram abordadas formas de identificar situações de risco e como agir diante delas, seja como vítima, amigo, ou familiar.
A aluna, Josiane Vitória, também frisou a importância de receber as informações da campanha. “Eu acho muito importante trazer esse assunto porque muitas crianças sofrem abuso em casa e não sabem que estão sofrendo e não tem quem recorrer”, finalizou.

