Para valorizar o trabalho dos assistentes sociais, que atuam diariamente na garantia de direitos e na promoção do bem-estar da população mais vulnerável, a Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa realizou uma confraternização alusiva ao dia desse profissional, comemorado em 15 de maio.
Um assistente social, profissional de Serviço Social, atua na análise, planejamento e intervenção em problemas sociais, buscando a garantia de direitos e a promoção da justiça social. Ele trabalha com indivíduos, famílias, grupos e comunidades para identificar suas necessidades e demandas, elaborando e executando planos, programas e projetos sociais.
A secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, Adriana Raquel, destacou que o evento demonstra a importância das profissionais. “Nós, da Proteção Social, resolvemos fazer um jantar alusivo a essas profissionais tão importantes para toda uma comunidade. Acredito que sejam e são merecedoras de tudo isso”, disse.
“Eu me sinto honrada e tenho um amor muito grande pela minha profissão, porque só faz serviço social quem gosta de gente, quem sabe o que é amor, tem empatia e quem é sensível às causas”, contou a secretária adjunta de Proteção Social e assistente social, Cynthia Lucena.
O momento foi de integração e celebração, e contou com um jantar especial, sorteios de brindes, apresentações musicais ao vivo e muita dança. A festa também serviu como espaço para troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre os profissionais da Secretaria, que destacaram a importância da profissão.
Alaide Raiza, assistente social, lembrou a importância da profissão. “É muito importante homenagear o assistente social, pois somos uma classe que trabalha com a comunidade, lutamos por direitos e igualdade, atuando com as comunidades mais vulneráveis”, disse.
“É gratificante saber que somos reconhecidas e valorizadas, pois trabalhamos na ponta, com as vulnerabilidades, com as mazelas sociais. É muito importante ter esse momento para se divertir, sentir a nossa profissão ser valorizada e reconhecida”, frisou a assistente social, Ianna Cristina.
“Esse momento é um lazer, do qual nossa secretária está nos proporcionando. Estou maravilhosa com tudo, muito grata”, finalizou a assistente social, Soraya Pinho.