A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, por meio da Coordenação de Qualificação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, promoveu, nessa segunda-feira (26), uma capacitação voltada para artesãs e empreendedoras locais. Com o tema ‘Engajamento nas Redes Sociais’, o foco da formação foi o uso estratégico das redes sociais para fortalecer negócios e ampliar o relacionamento com a clientela. A oficina reuniu mulheres interessadas em aprimorar suas habilidades digitais.
“Esta oficina é voltada para o engajamento nas redes sociais, para que possamos possibilitar às pessoas venderem nas redes sociais, fazer vídeos e fotos, tanto para as mulheres artesãs quanto para outros segmentos através do MEI. Fazendo um trabalho bonito, os clientes são atraídos”, lembra Maciane Pereira, da Coordenação de Qualificação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo.
“Eu decoro panos de prato, faço mesa posta, kits de cozinha e banheiro. Já aprendi a pintar em tecido, passei pelo curso de serigrafia. As dicas de vendas hoje foram muito importantes, porque a gente não vive sem as mídias sociais. Foi mais um aprendizado, e é uma coisa necessária”, lembra Luzilene Rodrigues, artesã.
A capacitação foi ministrada pela empreendedora Raylane Dutra, com larga atuação no município, que ensinou as participantes sobre ferramentas, linguagem visual, planejamento de conteúdo e técnicas de engajamento. Foi destacado como as redes sociais digitais se tornaram essenciais para atrair, manter e fidelizar clientes no cenário atual. Além disso, foram abordadas estratégias para aumentar o alcance das publicações e transformar seguidores em compradores. O uso consciente e profissional das redes foi apresentado como um diferencial competitivo. A formação também foi um espaço de troca de experiências entre as empreendedoras, fortalecendo a rede de apoio entre as mulheres que vivem do próprio negócio.
“Nós vamos levar e facilitar as vendas das nossas artesãs; só tem a somar. A palestra vai servir para boas vendas e ajudar as artesãs a crescerem”, frisa Maria Oliveira, coordenadora da Loja Edimée Chaves Assunção.
“Além de trabalhar com elas, focamos no desenvolvimento das redes sociais. A gente coloca a presença nas redes sociais como fator importante. Hoje precisamos trabalhar isso, porque aumenta as vendas e divulga de forma prática o trabalho. Mas existem as dificuldades, e a gente precisa trabalhar de forma leve. Com a loja do shopping, a gente focou também nisso, para que elas divulguem a loja com o trabalho delas, que vai gerar mais vendas”, lembra Raylane Dutra, empreendedora e palestrante.