Profissionais recebem capacitação sobre o Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa realizou uma capacitação com foco no Cadastro Único (CadÚnico), e no fluxo de trabalho para as novas equipes que integram a atual gestão municipal. O encontro teve como objetivo atualizar os profissionais sobre as mudanças e exigências do sistema. O CadÚnico é essencial para o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família, e requer atenção no atendimento às famílias.

“Hoje é uma palestra muito importante para os novatos, como eu, para que possamos nos informar para a população mais carente, e quais as documentações necessárias para atualização do Cadastro Único”, disse Shélida Ferreira, supervisora do CRAS Bacuri.

Durante a formação, foi destacada a importância da atualização cadastral, que deve ser feita pelas famílias a cada dois anos ou sempre que houver mudanças de endereço, renda ou composição familiar. A nova gestão tem como prioridade fortalecer a comunicação com os beneficiários e ampliar a cobertura do CadÚnico nas áreas mais vulneráveis. A capacitação também orientou sobre o uso correto das ferramentas digitais e o atendimento com escuta qualificada.

“Esta capacitação visa orientar os novos coordenadores e novos supervisores que entraram nos CRAS, sobre o que é o Cadastro Único e a importância dele. E, também, a necessidade dessas pessoas estarem bem orientadas para que possam transmitir estas orientações para as comunidades. A atualização é importante a cada dois anos, caso contrário a família corre o risco de ter o benefício cancelado. Antigamente a base de dados era a Caixa Econômica, e agora é a Dataprev, que é uma base ampla e abrange toda a renda do país, e agora é necessário inserir o CPF para saber se a pessoa tem ou não uma renda superior e se pode receber o benefício”, frisa Inês Torres, coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família.

“Nós reunimos todos os servidores e supervisores, que ainda não conhecem o Cadastro Único, para esclarecer melhor os assistidos. As pessoas vão ao CRAS, ao Bolsa Família, ao BPC e ao CREAS, e, quando ele procura, o servidor tem que estar apto a receber este usuário”, lembra Cinthia Lucena, secretária adjunta de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

Outro ponto importante abordado foi a nova exigência do governo federal quanto ao uso do CPF como identificação principal dos membros da família cadastrada. A medida visa dar maior confiabilidade aos dados e evitar fraudes no Programa Bolsa Família. Com a nova base de dados, é possível verificar com mais precisão a renda e a composição familiar, o que aumenta a transparência na concessão dos benefícios.

“Esta iniciativa é da nossa secretária Adriana Raquel, porque ela entende que todos os profissionais que estejam no Cadastro Único e BPC estejam cientes de todas as mudanças que a nova lei traz. Tem normativas recentes para a concessão de benefícios do BPC. E, nós estamos aqui para levar estas informações para que possamos atender melhor os beneficiários”, frisa Ana Rosária, coordenadora do BPC