Os Jogos Escolares de Caxias foram bem movimentados, com mais de 50 partidas, iniciando pelas modalidades coletivas. O Ginásio de Esporte Governador João Castelo e o Ginásio Mundico Santos foram bastante movimentados, com torcida animada acompanhando as partidas.
“Eu vim torcer para o Cônego e eles estão ganhando. Estou aqui para torcer pro Cônego e CMT”, disse Letícia Randiele, torcedora.
“O esporte faz parte da educação e traz o alunado para próximo da comunidade. É mais que necessário para integrar os nossos jovens”, disse Sebastião Leal, gestor da escola Odolfo Medeiros.
A arbitragem também está reforçada, com 18 árbitros no futsal. “Estamos com 18 árbitros para prestar um bom serviço para a Prefeitura de Caxias. Nós tivemos uma capacitação para estarmos habilitados para trabalhar em nossa cidade”, lembra Adson Broa, árbitro.
Em um dos jogos no Ginásio João Castelo, pela categoria Infanto Feminino, o Cônego venceu o Odolfo Medeiros por 3×0. Já no Ginásio Mundico Santos, o Castro Alves empatou em 1×1 com o Guiomar Assunção.
“Vencemos o jogo por 3×0 e as meninas conseguiram se sair bem. O meu objetivo é colocar as minhas duas equipes na final e na regional”, disse Ataliba, técnico do Cônego.
“Quero ganhar de novo e ir para a final. Estou confiante”, disse Franciele Ferreira, jogadora do Cônego.
“Quero agradecer aos meus pais que vieram torcer por mim. A vitória não veio, mas vamos continuar lutando”, lembra Edidácio George, aluno do Castro Alves.
“Por causa de um vacilo, não vencemos. O jogo foi bom, mas dá pra recuperar”, disse Francisco Cardoso, aluno do Guiomar Assunção.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Queiroz Neto, e o coordenador de Esportes, Robson Lopes, lembram que, ao longo da semana, as modalidades coletivas serão destaque, e, a partir do início de junho, as modalidades individuais. Os Jogos Escolares de Caxias contam com 78 escolas inscritas e mais de 3.400 estudantes.
“Esta ansiedade que as crianças têm durante os meses está sendo sanada. É muito bonito ver o ginásio cheio de crianças e adolescentes, porque os jogos têm muitas outras coisas: companheirismo, alegria, e a gente fica feliz. É importante a presença dos pais apoiando seus filhos. E, você que está em casa, venha assistir”, lembra Queiroz Neto, secretário municipal de Esporte e Lazer.
“Começamos com todo o gás com as modalidades coletivas. Para o final de semana, vamos começar com algumas modalidades individuais, finalizando entre os dias 2 e 4 de junho — lutas, atletismo — e a gente vai organizando para que todos possam praticar e sair felizes, porque isso é o que interessa”, destaca Robson Lopes, coordenador municipal de Esportes.