A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, promoveu nessa sexta-feira (31) uma formação voltada para professores de Robótica e Informática Educacional da rede municipal. A capacitação foi realizada na Escola Leôncio Alves Araújo e contou com a presença de educadores que atuam diretamente nas salas de Informática e nas recém-implantadas salas Maker.

“Esta capacitação foi realizada a semana toda, e estamos finalizando nesta sexta-feira, onde juntos com a empresa Dogomaker, tendo metodologias para o desenvolvimento da computação, do pensamento computacional e robótica educacional. Nós temos a junção com outras disciplinas, como português, matemática, ciências, dentre outras.”, frisa Fandson da Silva, coordenador de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologias.
Ministrada por um instrutor credenciado da empresa Dogomaker, responsável pelo fornecimento dos kits de robótica e pela estruturação das salas Maker, a formação teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o pensamento computacional e robótica educacional dos docentes sobre o uso dos equipamentos e metodologias inovadoras no ensino de tecnologias aplicadas à educação.

“O pensamento computacional e a Robótica Educacional são os pilares do viés pedagógico, para incentivar um raciocínio crítico, o trabalho em equipe, atividades que são demandadas para o desenvolvimento do aluno. Eles aprenderam a fazer animações, Apps, dentre outras, para que os alunos possam por meio do Pensamento Computacional e Robótica Educacional possam aprender outras disciplinas como biologia, ciências, entre outras”, destaca Cleverton Gonçalves, professor formador.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer melhor o funcionamento dos kits, explorar recursos práticos e discutir estratégias para tornar as aulas mais interativas e alinhadas às demandas da educação atual. A gestão municipal tem investido na qualificação dos profissionais e na modernização do ensino, garantindo que os alunos de Caxias tenham acesso a uma educação cada vez mais tecnológica, criativa e transformadora.

“Com as habilidades dos alunos, ele vai criar o próprio projeto. E, durante a formação, nós adquirimos conhecimentos, que vão englobar outras disciplinas. Eu e meus colegas, estamos criando um sensor de estacionamento, onde vamos estabelecer a distância segura, e vai apitar distância de perigo, e acender o led na distância segura”, destaca Eurípedes, professor de Informática do povoado Engenho D’água.



