Órgãos de Saúde planejam atendimento à população LGBTQIAPN+

A Coordenação da Atenção às Diversidades e Povos de Comunidades Tradicionais da Secretaria Municipal de Saúde esteve reunida com a direção e profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado, para planejamento referente ao atendimento à população Lésbica, Gay, Bissexual, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual (LGBTQIAPN+).

Na ocasião, foram conhecidas as fichas de atendimento com relação à identificação de gênero, e verificou-se como podem melhorar ainda mais a qualidade da assistência à população LGBTQIAPN+.

“Conhecemos também como funciona a medicação PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é um medicamento que se toma para prevenir a infecção pelo vírus HIV. Diante disso, queremos propagar e compartilhar mais ainda esse serviço com a comunidade LGBTQIAPN+ da forma como deve ser o tratamento, com respeito, com acolhimento e sem preconceitos”, destacou Nando Rodrigues, Coordenador da Atenção às Diversidades e Povos de Comunidades Tradicionais.

A nossa equipe está totalmente aberta e operando para oferecer cada vez mais ações e prestar serviços que venham a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os usuários dos nossos serviços junto ao SUS”, frisou Dra. Kelma Bezerra, coordenadora do CTA/SAE.

Outra proposta é iniciar um trabalho de capacitação dos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento para o atendimento à população LGBTQIAPN+, trabalho que será levado também aos demais profissionais de saúde.