Agentes de Inclusão da rede municipal de educação de Caxias participam de curso de capacitação

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia está realizando o primeiro curso de capacitação voltado aos Agentes de Inclusão que atuam nas escolas da rede municipal. O município conta atualmente com mais de 400 profissionais que prestam suporte direto a estudantes com deficiência, promovendo uma educação mais inclusiva e acolhedora.

“Este curso veio com o objetivo capacitar os Agentes de Inclusão, na forma de trabalhar com as crianças atípicas, jovens e adolescentes da rede de educação. Estamos trabalhando com 200 Agentes de Inclusão, porque nossas crianças não podem ficar desassistidas enquanto o curso está acontecendo. Todas as nossas crianças que são atípicas, são laudadas, é feito um relatório e uma pesquisa no contexto da escola, e a gestão escolar solicita o Agente de Inclusão para a escola”, frisa Chiquinha da Inclusão, coordenadora de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

A formação foi planejada em duas etapas, atendendo 200 agentes por vez, de modo a garantir qualidade no aprendizado e maior interação entre os participantes. A segunda turma está prevista para o próximo semestre, com os mesmos módulos, formadores e metodologia.

Durante a capacitação, os profissionais estão tendo acesso a conteúdos fundamentais para o bom desempenho da função. Entre os temas abordados estão: A estrutura e aplicação do currículo escolar adaptado; Manejo e acolhimento em momentos de crise das crianças; Aspectos pedagógicos e emocionais do trabalho com estudantes com deficiência; e Técnicas básicas de primeiros socorros.

“Eu estou trabalhando o manejo e as estratégias, de como os Agentes de Inclusão devem trabalhar com as crianças, pois elas têm vários transtornos, que devem ser lidados com muita paciência e muito cuidado. Se os Agentes não tiverem uma formação sobre o assunto, eles não vão saber como lidar, por exemplo, caso uma criança possa surtar. A Lei dá direito aos alunos de irem para as escolas, serem participativas, porque eles também aprendem, mesmo que passo a passo, mas aprendem”, ressalta Violeta Lima, Drª em Ciências da Educação e palestrante.

Além disso, a formação também busca valorizar o papel dos Agentes de Inclusão como peça-chave no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Atualmente, a rede municipal de Caxias acompanha 1.721 estudantes com alguma deficiência. Já o Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência, Maria Luiza Pereira, presta apoio a mais de 2 mil crianças, consolidando-se como referência no cuidado e no suporte especializado no município.

“Hoje neste curso de formação estamos trabalhando sobre o manejo dos transtornos, onde cada profissional está trabalhando um transtorno, onde iremos trabalhar: Transtorno do Espectro Autista; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Opositivo-Desafiador. É importante saber o transtorno, porque para cada um tem um tipo de manejo específico”, lembra José Alberto, psicólogo.

“No curso estamos aprendendo várias formas de manejo de como lidar com a criança Autista. Aqui a gente consegue absorver tudo que os professores estão nos repassando, para aplicar em sala de aula”, destaca Gardênia de Carvalho, Agente de Inclusão.