Intercâmbio: Caxias recebe visita de técnicas de Secretaria de São Luís (MA)

Técnicas da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (SEMAPA), Eninádia (técnica em agropecuária) e Beatriz Mendes (assistente social), realizaram uma visita técnica ao município de Caxias, com o principal objetivo de conhecer e obter informações sobre o cultivo do melão na região.

“Nossa visita a Caxias surgiu a partir da informação de que havia, aqui, uma plantação de melão — algo que ainda não temos em São Luís. Viemos conhecer de perto as técnicas empregadas pelo produtor para que possamos levar esse convencimento aos agricultores da capital”, disse Beatriz Mendes, assistente social da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

A visita foi realizada ao Sítio D’Lara, localizado no povoado Correntinho, no 3º distrito de Caxias, e foi acompanhada pela Secretária Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, Luciana Soares. Na propriedade do agricultor Francisco das Chagas Gomes Costa, conhecido como Branco, as representantes da capital conheceram toda a cadeia produtiva desenvolvida no local.

“Estamos recebendo aqui uma equipe da Secretaria de Agricultura de São Luís, que está realizando uma visita a uma área de cultivo de melão. Já temos no município alguns produtores que trabalham essa cultura de forma organizada e com excelente manejo. A equipe veio conhecer nossas técnicas para poder levá-las aos agricultores da capital”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal de Caxias.

Além do melão, foco principal da visita, também são cultivados na propriedade: quiabo, melancia e milho. Durante a visita, foram coletadas informações técnicas como: condições climáticas ideais, espaçamento entre plantas, regime de irrigação, ponto de colheita, tipos de sementes utilizadas, controle de pragas, entre outros dados relevantes.

“Observamos que o agricultor que visitamos tem muita boa vontade e dedicação. A técnica utilizada por ele pode, sim, ser aplicada em São Luís. Vamos levar essas recomendações aos nossos agricultores, com a esperança de que tenham a mesma perseverança. Apesar das dificuldades iniciais, esse agricultor nunca desistiu e, hoje, consegue produzir com excelência”, frisa Eninádia, técnica em agropecuária.

A troca de experiências fortalece o intercâmbio entre os municípios e contribui para o aprimoramento das práticas agrícolas no estado. “É muito importante acolher esse pessoal que veio conhecer a nossa luta. É gratificante mostrar que, aqui na nossa região, produzimos um melão de qualidade”, ressalta Francisco das Chagas Gomes Costa (Branco), agricultor.