
Caxias esteve representada pela Secretaria Municipal de Saúde, na agenda de construção dos Planos de Ação Regionais do Planejamento Regional Integrado (PRI), que teve por objetivo a organização das Redes de Atenção à Saúde, com as regiões de saúde da Macrorregião Leste.
“É uma diretriz do Ministério da Saúde, em que os estados e municípios se articulam em regiões de saúde para melhor ofertar a assistência de forma igualitária e de fácil acesso à toda a população. Neste momento o Estado está na região de Caxias para atualizar o plano já existente e em funcionamento caracterizando novos atendimentos e os atendimentos existentes, e fortalecendo a pactuação entre os gestores, para que os mesmos possam optar pelos serviços que são referência na região”, disse Mônica Gomes, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias (MA).
O evento, que tem a Secretaria de Estado da Saúde, como organizadora, contou com a presença de secretários de saúde e técnicos das secretarias municipais da região de saúde de Caxias, ocorreu no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, nesta quarta-feira (09).

O Planejamento Regional Integrado é a ferramenta utilizada pelo Ministério da Saúde para a organização dos serviços e das ações de cada uma das redes temáticas, quais sejam: Rede de Urgência; Rede de Cuidados às Pessoas com Doenças Crônicas; Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência, Rede de Atenção Psicossocial e a Rede Alyne – Materno Infantil.
“É uma ferramenta que o Sistema Único de Saúde utiliza para reorganizar as redes de atenção. Estamos fazendo aqui no Maranhão, mas todo o Brasil está fazendo esta discussão. No Maranhão nós trabalhamos na lógica de Macrorregiões de saúde, nós temos três Macrorregiões: Macro Norte, Macro Sul e Macro Leste. Nós estamos trabalhando com esta região de saúde, com o objetivo de organizar as redes temáticas, no sentido de que os munícipes possam resolver seus problemas de saúde dentro da região de saúde, no máximo dentro da Macrorregião”, disse Allan Patrício, Chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde e Coordenador do Planejamento Regional Integrado para o Maranhão.

“Nós estamos terminando a construção dos planos das redes. A gente constrói com os municípios, porque são eles que tem as capacidades instaladas. Nós chamamos todos os municípios para que eles digam o que têm e possam compartilhar. Nós estamos construindo os planos regionais integrados. Porque o paciente de Buriti, não tem o serviço, ele tem que saber para onde enviar o paciente”, disse Aristeu Almeida, coordenador das regionais de saúde da Secretaria Estadual de Saúde.
“Este programa é o elo entre municípios com o estado, para melhorar a qualidade dos serviços de saúde para os municípios. Está sendo de grande importância para o nosso município. Nós estamos aqui para debater para melhorar o fluxo de municípios para um atendimento de maior complexidade”, frisa Patrick Nunes, secretário adjunto de Saúde de Buriti.
