Delegados da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social são eleitos e vão representar Caxias na Conferência Estadual

O segundo dia da programação da 14º Conferência Municipal de Assistência Social de Caxias, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, contou com debates de 5 eixos temáticos, com temas voltados ao fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), além de construção e aprovação de propostas municipais, estaduais e nacionais, e eleição de delegados que irão representar o município na 14ª Conferência Estadual da Assistência Social.

A Conselheira Estadual de Assistência Social, Vera Jordão, destacou a importância da construção coletiva das políticas públicas. “Estamos fechando a Conferência com a eleição dos delegados de Caxias, com suas propostas, que foram trabalhadas durante os dois dias. Saímos daqui com o dever cumprido, com o sucesso da Conferência”, frisou.

Foram eleitos 4 delegados, sendo duas vagas da Sociedade Civil e duas vagas do poder público municipal. Maria Julia, delegada eleita, destacou o compromisso dos delegados. “É um compromisso ainda maior, porque agora iremos defender as nossas propostas, em benefício da nossa comunidade. É muito importante a nossa eleição e a nossa ida para a etapa estadual”, disse.

“É um momento ímpar, onde levaremos a propostas de Caxias para o nível estadual, onde tentaremos fazer com o SUAS atue ainda mais na nossa cidade”, destacou a delegada eleita, Hely Oliveira.

Iana Cristina também foi eleita delegada e ressaltou a defesa das propostas a nível estadual. “É um momento importante pois, enquanto trabalhadora do SUAS, vamos representar o município a nível estadual, defender as propostas e tentar trazer mais benefícios para o nosso município, esse é nosso maior objetivo”, finalizou.

Dentre as propostas aprovadas pelo plenário, estão: Valorização dos profissionais do SUAS, criação de plano de cargos e carreiras, criação de comissões permanente, com trabalhadores, gestores e usuários do território, criação de uma lei estadual do orçamento participativo do SUAS e definição do percentual do orçamento da União para ações do SUAS.