A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, realizou nessa quarta-feira (09), o lançamento oficial do projeto “Leitura que Transforma: Indicadores Educacionais, Engajamento e Monitoramento Ativo na Alfabetização”. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão, reunindo autoridades, educadores e a comunidade escolar em um compromisso coletivo de fortalecimento da alfabetização no município.
“O objetivo com este projeto Leitura que Transforma: Indicadores Educacionais, Engajamento e Monitoramento Ativo na Alfabetização é formar cidadãos, e o próprio aluno vai ter uma ação crítica de tudo que rodeia a vida deste aluno. Então, estamos lançando o projeto hoje para os gestores, apoio pedagógico, comunidade, família, e temos uma escola aqui que teve o maior IDEB, de modo que estamos muito felizes com o lançamento deste projeto”, frisa Alexsandra Maciel, secretária municipal adjunta de Ensino.
“Este projeto é o prenúncio de uma nova metodologia, estratégia. Quando a gente vê falar em alfabetizar, pensa-se que é apenas ensinar palavras, letras e sílabas, mas é alfabetizar de uma forma geral. Se um aluno não sabe ler, ele não é capaz de interpretar uma sentença matemática. Então, o projeto é bom”, frisa Profº Paulão, coordenador e supervisor educacional.
O objetivo principal é transformar os indicadores educacionais por meio da leitura, ferramenta essencial para vencer o analfabetismo e garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças. Para alcançar esse propósito, o projeto aposta em estratégias pedagógicas inovadoras, acompanhamento contínuo dos professores e estudantes, além do engajamento de toda a comunidade escolar. Na ocasião, estudantes da escola Santos Dumont também estiveram presentes. A escola tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação no município: 6.8.
“O nosso IDEB está 6.8, é um IDEB muito bom, mas queremos melhorar mais. Estamos também apresentando outros projetos para que o município se desenvolva cada vez mais. Nós temos projetos de leitura e escrita, temos simulados todos os sábados, participação da comunidade, os pais que são professores se dispõem a dar aulas para os alunos. E, nós preparamos os alunos para a vida, independentemente das avaliações”, frisa Dalvanisse Leal, gestora da escola UEM Santos Dumont.
“Eu fiquei muito feliz, valeu a pena meu esforço. A poesia tinha mais ou menos 7 estrofes, e a primeira estrofe diz que na infância a gente deve estudar e o errado é trabalhar”, frisa Eloise Jansen, aluna da escola Santos Dumont, que ficou em primeiro lugar no concurso MPT na Escola.
Durante a solenidade, assinaram o compromisso de implantação e desenvolvimento do projeto o prefeito Gentil Neto, o vice-prefeito Eugênio Coutinho, o secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Adenilson Dias, e a secretária adjunta de Ensino, Alexsandra Maciel. Juntos, reforçaram a importância da leitura como ferramenta de transformação social e educacional.
“Isso mostra a preocupação da nossa secretaria com a educação, e estamos envolvidos com nossa equipe para que possamos ampliar o nosso trabalho de incentivo à leitura em nossas escolas, inclusive com a confecção de livros feitos pelos nossos alunos. Este projeto só mostra a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, frisa Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
“É um projeto que nasce da nossa gestão, que nasce a partir do que a gente escuta, das nossas coordenações, e é um projeto que visa, acima de tudo, dar dignidade ao nosso povo, porque investe nas crianças e adolescentes. O nosso objetivo é acabar com o analfabetismo, ensinando as crianças a ler e escrever. É um projeto que incentiva os professores, porque são eles que fazem a educação acontecer, onde nós damos auxílio financeiro para as escolas que tiverem o melhor resultado”, frisa Gentil Neto, prefeito de Caxias (MA).
Além de promover o avanço na alfabetização, o projeto também contempla um incentivo financeiro aos profissionais da educação das escolas que apresentarem os melhores resultados nos indicadores de aprendizagem. Essa valorização visa estimular o comprometimento e reconhecer o esforço de quem está na linha de frente do ensino.
“Nós já trabalhamos vários projetos de leitura. E, este projeto vai somar ainda mais com os projetos do nosso Centro de Educação Infantil. Quando você lê, a leitura transforma e faz você viajar desde pequena”, frisa Marta Alves, gestora da escola Maria das Neves Coutinho ‘Mãe Preta’.
A proposta é que o “Leitura que Transforma” seja uma política permanente, com ações contínuas que se estendam até 2028, acompanhando o atual ciclo de gestão municipal. O compromisso firmado representa um investimento no futuro das crianças caxienses e uma aposta na educação como principal caminho para o desenvolvimento social.