Nessa sexta-feira (11), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, inaugurou uma Sala de Leitura do Centro de Educação Infantil Maria das Neves Coutinho “Mãe Preta”, localizado no bairro Vila Lobão. A ação representa mais um avanço na valorização da educação infantil, beneficiando diretamente mais de 300 alunos atendidos pela unidade. A sala recebe o nome da Professora Ercilia Alves Marinho, homenageada com o nome da Sala de Leitura. Na ocasião os familiares dela também participaram da entrega da sala.
“Hoje aqui na escola ‘Mãe Preta’ estamos inaugurando uma sala de leitura, que tem por nome Profª Ercília, que foi uma colaboradora da escola e nada mais justo do que homenageá-la com o nome da sala de leitura. As mobílias chegaram e livros paradidáticos também chegaram, porque entendemos que ler abre portas para o futuro”, frisa Alexsandra Maciel, secretária adjunta de ensino.

A nova sala de leitura é uma novidade no Centro de Educação Infantil ‘Mãe Preta’ e foi pensada para incentivar, desde cedo, o hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita, fortalecendo as políticas públicas educacionais de Caxias. O espaço foi preparado com carinho e cuidado para proporcionar um ambiente lúdico, acolhedor e estimulante, favorecendo a imaginação e o aprendizado das crianças, sendo preparado com mobiliário e acervo adequado para a faixa de idade das crianças, de 2 a 5 anos.
“Era um projeto de muito tempo, e hoje concretizou. Ler é dar asas a imaginação, a criança aprende e você viaja. A nossa sala está aqui aberta para as crianças e para a comunidade. Nós atendemos 375 alunos nos turnos matutino e vespertino”, destaca Marta Alves, gestora escolar.

Para a comunidade escolar, a entrega da sala representa um importante reforço no compromisso com a alfabetização e a formação cidadã. A partir de agora, professores e alunos terão um ambiente ainda mais propício para atividades que despertam o prazer pela leitura e pela escrita, essenciais para o crescimento intelectual e social.
A Prefeitura de Caxias segue investindo na educação como ferramenta de transformação, garantindo às crianças o direito de aprender em ambientes adequados, motivadores e repletos de oportunidades para o futuro.

“Através da contação de histórias, de uma forma lúdica. As crianças já vêm respondendo positivamente. São crianças que surpreendem, e a gente entende que esse processo de leitura começa com o toque da criança no livro, e nós queremos suscitar uma geração de leitores, para que eles desenvolvam como pessoa de forma integral perante a sociedade”, destaca Helena Barbosa, professora da sala de leitura.



