Durante dois dias, no Parque da Cidade, em Caxias (MA), 35 condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional e de cidades da região passaram por treinamento prático com instrutores do Núcleo de Educação Permanente.
Na simulação de atendimento, eles puderam vivenciar o que sente o paciente na hora de uma ocorrência, além de praticar situações de trânsito. Marcos Daniel, instrutor do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: “Nosso intuito aqui é fazer com que o nosso condutor saiba o que sente o paciente na hora do atendimento, fazendo simulação de ocorrência de acordo com os protocolos”, frisa.
“Esses veículos não são do uso diário dos atendimentos, não comprometendo o trabalho regular das ocorrências”, frisa Ítalo George, coordenador de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
O coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Leônidas Moura, explicou que os profissionais passaram, em primeiro momento, por treinamento teórico. “Agora, na prática, estamos trabalhando a dinâmica de dirigibilidade, que é muito cobrada do condutor socorrista, e, ao mesmo tempo, expondo o condutor à condição de vítima. Então, vimos a importância de transmitir para o condutor esse papel de vítima”, disse o coordenador.