O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, está realizando a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi aberto nessa segunda-feira (21) e finaliza nesta terça-feira (22), no Centro de Treinamento João Paulo II, e tem como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

Luís Cesar, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), falou sobre a importância do evento e da programação realizada. “É uma política muito importante, no que diz respeito à alimentação adequada da população como um todo. A partir de amanhã (22) serão os debates, em que serão elencadas às propostas, que possivelmente constarão no plano de ação de Segurança Alimentar”, disse.
A Secretária Municipal da Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, Adriana Raquel, falou sobre a temática da Conferência. “Sabemos que o Brasil voltou ao mapa da fome e o tema da nossa conferência é, principalmente, sobre erradicar a fome no Brasil. Durante esses dois dias, teremos as discussões dos eixos, iremos levar propostas de segurança alimentar e erradicação da fome, à nível estadual e federa”, frisou.

A ação reúne representantes do poder público, sociedade civil e organizações sociais e tem objetivo de debater propostas e estratégias voltadas à promoção da soberania e da segurança alimentar no município. “Aqui temos representantes, não só da Proteção Social, mas da também da Saúde, Educação, Agricultura e da sociedade civil. Amanhã teremos trabalhos em grupo para elencar as propostas à nível municipal, estadual e federal”, explicou a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Nathália Coelho.

A abertura do evento contou com apresentações culturais, pronunciamento das autoridades, leitura e aprovação de Regimento Interno e palestra magna com a temática da Conferência. Luciana Soares foi a palestrante do evento e ressaltou o que foi abordado na palestra. “Vamos falar um pouco sobre a erradicação da fome, que é o tema principal dessa conferência, principalmente voltada a situação atual do país. Infelizmente, o Brasil retornou ao mapa da fome em 2019. A tendência é de que possamos trabalhar unidos, para que a gente retire o país dessa posição”, contou.

A 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional vai discutir 3 eixos temáticos, que abordam assuntos relacionados a segurança alimentar, garantia à alimentação adequada e participação social. Além disso, ao final do evento serão eleitos 9 delegados que irão representar Caxias na Conferência Estadual.



